Google Allo é lançado no Brasil; conheça o novo app rival do WhatsApp

Allo, do GoogleO Google lançou nesta sexta-feira (23) no Brasil o Allo, seu novo aplicativo de mensagens que deve rivalizar com o WhatsApp, Facebook Messenger e similares. O lançamento no país chega dois dias após ser lançado no exterior e quatro meses após ser anunciado oficialmente. Ele já pode ser baixado em dispositivos dos sistemas iOS e Android.

O Allo incorpora a ferramenta de busca do Google e um robô “chatbot” que usa aprendizado de máquinas para “melhorar” seu desempenho ao longo do tempo. Ele aprende com as respostas do usuário em texto e também por voz.

O robô é operado pelo Google Assistant, novo assistente pessoal virtual do Google, e promete, por exemplo, acesso às últimas notícias, previsão do tempo, trânsito, traduzir um texto ou mesmo saber que horas sai determinado voo. No futuro, o Allo permitirá fazer diretamente reservas de restaurantes, hotéis e bilhetes de avião ou trem.

O lançamento do Allo acontece um mês após o Google lançar o Duo, seu aplicativo de chamadas em vídeo.

Usuários podem acionar o assistente em uma conversa ao digitar “@google” seguido por uma consulta de pesquisa e os resultados serão exibidos na própria conversa.

Primeiro uso

No primeiro teste realizado pelo UOL, o robô realizou algumas perguntas e explicações iniciais, como “posso ajudá-lo a encontrar o que precisa e concluir as coisas”, além de pedir acesso à localização do celular (GPS) para dar “melhores respostas” –algo complicado para quem for preocupado com questões de privacidade, mas é uma escolha que o usuário pode recusar.

Outra coisa complicada para brasileiros é que apesar dos menus do Allo já estarem em português, o Assistant só está conversando em inglês. Se tentar falar em português a ele, aparece a mensagem “Desculpa, eu ainda estou aprendendo português. Por ora, posso fazer uma busca no Google para você”, e entrega o resultado da busca baseado no que você teclou.

A interface é um pouco diferente para quem está acostumado com o WhatsApp e o Telegram, tanto no visual –mais branco, como na home do Google– quanto na utilização. A tela inicial mostra três opções –as últimas conversas, o “Envie uma mensagem” e a quantidade de amigos da sua agenda de contatos usando o app e o “inicie um bate-papo em grupo”. Mais abaixo, um botão para criar uma conversa nova.

Outra coisa que lembra o WhatsApp é o fato de que o número de telefone funciona como login. Assim, não é possível, por meio convencional, usar o app em dois celulares diferentes usando o mesmo número.

Ao tentar conversar com quem não tem ainda o app instalado, o Google permite um envio de um SMS gratuito com o convite. Mas essa opção apresentou problemas, pois mesmo entre dois aparelhos com o Allo não foi possível começar a conversa dentro do app.

Dentro da conversa, a parte inferior mostra o campo de escrita, mais botões de inclusão de emojis e mensagens de voz, que nem no WhatsApp. Mais à esquerda dessa área, um botão “+” mostra outros recursos, como tirar foto/vídeo, enviar foto/video da galeria do celular, stickers e um mapa com a localização do usuário.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Google Allo é lançado no Brasil; conheça o novo app rival do WhatsApp