Incra promove ação de combate ao desmatamento e queimadas ilegais no Acre

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio da SR.14/AC, inicia nesta quinta-feira (1°) a ação de combate e detecção de ilícitos ambientais que faz parte da programação operacional do Programa Assentamentos Verdes. Esta ação visa proceder com vistoria ambiental para combater danos ao meio ambiente, como: polígonos de desmatamentos e queimadas ilegais objetivando promover a redução de danos ambientais, além da capacitação dos assentados.

prevfogo 34

A iniciativa, que conta com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Pelotão Ambiental da Polícia Militar do Acre e Corpo de Bombeiros, surgiu devido ao evento climático extremo e cada vez mais frequente (secas severas) que tem deixado as florestas vulneráveis ao desmatamento e a queimadas descontroladas aumentando os riscos de incêndios florestais, a exemplo do que aconteceu em 2005 e 2010. Em 2016, os indicadores parciais já apontam para um período de risco elevado de queimadas e desmatamentos.

A Comissão Estadual de gestão de Riscos Ambientais (Gegra), a qual o Incra faz parte, vem se reunindo semanalmente para traçar as atividades inerentes ao combate ao desmatamento e a queimadas. Segundo relatório da Comissão, houve um incremento de desmatamento ilegal em assentamentos da Reforma Agrária.

PUBLICIDADE