Ícone do site ContilNet Notícias

Itália detém grupo anárquico por planejar ataques com bombas

Por Agência Brasil

Resultado de imagem para Itália detém grupo anárquico por planejar ataques com bombas

Google

A polícia da Itália está realizando desde as primeiras horas da manhã de hoje (6) uma grande operação contra a Federação Anárquica Informal (FAI). Até o momento, sete membros do grupo foram presos e outros oito serão processados por planejar ataques com bombas, especialmente, na região de Turim.

A operação foi desenvolvida pela Divisão de Investigações Gerais e Operações Especiais (Digos) de Turim, com o apoio das Digos de Viterbo, Pescara e Roma, sob a coordenação do Serviço Central Antiterrorismo da Polícia.

Entre os detidos, estão Alfredo Cospito e Nicola Gai, expoentes do grupo, que já haviam sido condenados a mais de nove anos de detenção pelos atentados contra o diretor da Ansaldo, Roberto Adinolfi, em 2012. O grupo também é acusado de ser responsável por ataques contra o então prefeito de Bologna, Sergio Cofferati, e contra o ex-primeiro-ministro da Itália Romano Prodi, em 2003.

Apreensão em 29 residências

Apesar da sede do grupo estar localizada em Turim, houve ações de busca e apreensão em 29 residências espalhadas por Piemonte, Ligúria, Lazio, Emília-Romanha, Lombardia, Sardenha, Abruzzos, Campânia e Úmbria.
O estopim para a ação da polícia foi um plano descoberto de ataques simultâneos visando matar policiais italianos. Eles estavam programando que as bombas explodissem em locais próximos, atraindo policiais, e então “tinham o objetivo de matá-los”, sejam forças de segurança, equipes médicas, bombeiros e, “eventualmente”, cidadãos que estivessem nos locais.

A análise do grande volume de dados documentais levou as autoridades a identificar a estrutura da organização dentro da Itália e ainda as ramificações internacionais da FAI.

Sair da versão mobile