MEC divulga resultado do Ideb e médias do ensino acreano tem avanço considerável

Nesta quinta-feira (8) o Ministério da Educação apresentou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2015. O levantamento aponta que o Ensino Médio segue estagnado desde 2011 na média das escolas do país, com índice 3,7, e não atingiu a meta de 4,3. A avaliação é feita a cada 2 anos.

No Acre, houveram avanços se comparados ao Ideb de 2013 no número alcançado do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, chamado de ‘Ensino Fundamental 1’, o índice foi 5,2 , em 2015 esse número subiu para 5,5.

No ‘Ensino Fundamental 2’, que compreende do sexto ao nono ano, a média se manteve igual com 4,4. O Ensino Médio também obteve uma melhor pontuação, subindo de 3,3 para 3,5.

ideb

O que é o Ideb

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

PUBLICIDADE