A investigação preliminar é fundada na notícia de fato n.º 01.2016.00000341-5, na qual foi apontada uma possível incompatibilidade dos gastos com combustíveis e demais produtos derivados do petróleo licitados e contratados pela Câmara Legislativa de Xapuri e a Prefeitura e o real consumo pela frota de veículos existentes. A investigação abrange também a vice-prefeitura e todas as secretarias municipais.
O MPAC entendeu haver a necessidade de obter mais informações e documentos para melhor entender o consumo de combustíveis na cidade, bem como a execução das despesas e a dispensação por parte de todos os servidores públicos da Prefeitura de Xapuri.
Órgãos terão de explicar como se deu o consumo
Agora todos os órgãos da municipalidade, seja ele do Executivo ou do Legislativo, precisam enviar informações sobre a finalidade da aquisição e da utilização de combustível e derivados de petróleo, além de outras informações, como a rota normalmente trafegada, a jornada de trabalho usual e o horário de expediente do órgão.
Para uma comparação sobre o consumo de combustíveis por parte da municipalidade, o MPAC está encaminhado uma requisição de informações a vários órgãos estaduais e federais de Xapuri para saber qual a média de consumo mensal e anual de combustível nos veículos por estes utilizados.