Ícone do site ContilNet Notícias

OAB vai ingressar com ação contra lei estadual que permite uso de fundo judicial

Por ALAMARA BARROS, DA CONTILNET

novesededia1

Reunião ocorreu na sede da OAB no Acre /Foto: Reprodução

Na noite desta terça-feira (27) o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre autorizou, por unanimidade, o Conselho Federal da OAB a ingressar com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra a lei estadual aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Tião Viana que permite o Estado acessar 70% dos recursos oriundos de depósitos judiciais.

Na mesma ação, a OAB entrou com uma liminar pedindo a suspensão dos efeitos da lei para evitar o saque desses recursos enquanto o STF decida pela inconstitucionalidade ou não.

Entre as fundamentações para a formulação da ADI estão o direito de propriedade e a quebra de independência dos poderes, já que é uma legislação encaminhada pelo Executivo e deliberada pelo Legislativo, sem qualquer anuência com o Poder Judiciário, que é o gestor do fundo dos depósitos, além de outras argumentações jurídicas.

Presidente da OAB/AC, Marcos Vinícius /Foto: Reprodução

De acordo com o presidente da OAB no Acre, Marcos Vinícius Rodrigues, esses recursos são das partes e não poderia o Poder Executivo aparecer e ditar uma legislação sem a aquiescência das partes, pois ninguém pode ser privado dos bens sem o devido processo legal.

Parte desses recursos oriundos de depósitos judiciais pertencem aos divulgadores da TelexFree, pirâmide financeira que teve mais de R$ 600 milhões bloqueados pela Justiça Estadual a partir de uma ação do Ministério Público do Acre em 2013.

Sair da versão mobile