Ícone do site ContilNet Notícias

Obama diz que provocação da Coreia do Norte terá consequência séria

Por Agência Brasil

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participou de conferência de encerramento de Asean, no Laos (Foto: Jonathan Ernst/ Reuters)

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participou de conferência de encerramento de Asean, no Laos (Foto: Jonathan Ernst/ Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (9) que quaisquer ações provocativas da Coreia do Norte terão “sérias consequências”. A declaração foi dada após o governo norte-coreano confirmar a realização de seu 5º teste nuclear.

Obama foi informado a bordo do Air Force One pela assessora de segurança nacional, Susan Rice, sobre atividades sísmicas nesta sexta-feira relatadas próximo ao local de testes nucleares na Coreia do Norte, disse o secretário de imprensa da Casa Branca, Josh Earnest.

Obama reiterou o comprometimento inabalável dos EUA com a segurança de seus aliados na Ásia e ao redor do mundo, disse Earnest.

O anúncio do teste nuclear coincide com as celebrações do 68º aniversário do regime comunista de 1948. Segundo a televisão estatal da Coreia do Norte, o teste nuclear foi realizado na base de Punggye-ri, no nordeste do país, o mesmo lugar onde foram detonadas as bombas atômicas em 2006, 2009, 2013 e em janeiro deste ano.

“Nossos cientistas conduziram uma detonação de uma ogiva nuclear em teste no norte do país. O partido enviou uma mensagem de felicitações para a realização do teste bem-sucedido”, informou ainda a televisão estatal.

Sair da versão mobile