19 de abril de 2024

Pimenta: “Uma instituição estabelecida por Deus deve se envolver em campanhas?”

Chico, Francisco e Tião

As declarações do governador Tião Viana no dia da Independência do Brasil nos leva à lembrança do velho ditado popular que “pau que dá em Chico não dá em Francisco. Segundo o gestor, as vaias dadas para o presidente Michel Temer durante o desfile na Avenida Getúlio Vargas, “fazem parte da democracia”. A retórica seria perfeita, mas com relação às vaias dadas à então presidente Dilma, durante todo o processo de impeachment, declaram que com o mesmo pau, Viana não bate em Francisco. Contra Dilma existiu, segundo o governador, conspiração e golpe. Dois pesos e duas medidas?

Muita oração

Fieis convocados para uma oração na manhã desta quinta-feira ficaram frustrados quando chegaram em uma Igreja Evangélica e tiveram que orar pelo candidato petista Marcus Alexandre. Muitos deixaram o culto afirmando que perderam tempo. A informação foi repassada em tempo real para coluna através de um advogado, que preferiu ter o nome preservado.

Analfabeto político

É de Bertold Brecht (1898-1956) o seguinte pensamento: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, não participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio depende das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito, dizendo que odeia a política. Não sabe que de sua ignorância nasce a prostituta, a criança abandonada, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o explorador das empresas nacionais e multinacionais”.

Sem propostas

A maioria dos candidatos a prefeito não registraram junto ao Tribunal Regional Eleitoral seus planos de governo. Querem ganhar no grito? Ora, o perfil de um candidato ou coligação deve ser analisado pela capacidade de planejar estrategicamente uma campanha, na qual obrigatoriamente precisa ser incluída o plano de gestão. Tal estudo deve levar em conta propostas coerentes, integradas e viabilizadas por meio de políticas públicas factíveis e participativas. Muitas delas podem ser viabilizadas pela iniciativa privada (ou parcerias público-privadas).

Longe do clamor das ruas

Para quem assistiu nos últimos dois anos os movimentos de rua, as atitudes dos gestores demonstram, principalmente nas cidades interioranas do Acre, uma distância muito grande do cidadão, que deveria ser o foco. O atendimento das necessidades dos municípios, principalmente os que buscam melhorar a qualidade de vida dos seus moradores, deve ser planejado estrategicamente, para mais de quatro anos.

Excelente notícia

Valeram as intervenções feitas pelo senador Gladson Cameli (PP-AC) junto à Aneel e a Eletrobras-Acre para instalação de novos grupos geradores nas cidades do interior que sofriam com a geração de motores em fase final de sua vida útil. Os benefícios atingem mais de 200 mil pessoas e chegam aos locais mais isolados.

Energia Limpa

Outro ponto que merece destaque é a geração de energia limpa em plena floresta amazônica. Em tempos de grandes impactos ambientais, pode-se afirmar que o senador fez um gol de placa.

Campanha de repentistas

Leitor escreve para coluna criticando a falta de propostas no programa eleitoral para assuntos importantes como mobilidade urbana e saídas econômicas para o setor rural. “Estou com medo de virar repentista de tanto ouvir os versos ditos por Marcus Alexandre”, disse.

Tarifa coletiva

Pelas redes sociais, o aumento da passagem de ônibus tem sido um dos assuntos mais comentados. A vereadora Roselane Sports chegou a bater boca com um eleitor tentando explicar que, segundo ela, votou pela melhoria do sistema.

Quase sem o fusca

Além de não poder deixar réplicas de seu chapéu colorido nos canteiros das rotatórias, Roselane foi notificada para retirar os adesivos que identificam o sombreiro de seu fusca. Mais de 20 denúncias foram feitas ao Ministério Público Estadual. Será que a desportista está incomodando?

Longe da telinha e do rádio

Estranhamente, mesmo com toda polêmica, o debate não foi explorado pelo marketing de Eliane Sinhasique. Atrás nas pesquisas de intenções de votos, a peemedebista vem sendo cobrada por não desenvolver uma campanha de propostas mais agressivas e pontuais.

O choro já começou

Nem se atingiu a chamada reta final de campanha – últimos 15 dias – e o choro já começou. O vereador comunista, Fernando Martins, postou em seu Facebook o desejo de desistir da reeleição. Sem citar nomes, Martins alega que está sendo traído. “É tanta decepção e perseguição que não consigo pegar no sono. E o pior, não tenho com quem desabafar” escreveu o vereador.

O Ideb do Acre

Contra fatos não há argumentos. A Educação do Acre há muito que vai mal das pernas, a tentativa de camuflar a opinião pública é o engano do próprio Estado que parece contente com os pífios resultados, principalmente nas séries finais do Fundamental. Algo precisa ser mudado e urgentemente.

Debate nacional

A coluna concorda com a opinião de especialistas e pesquisadores que propõem um debate nacional sobre a anunciada reforma do governo federal no Ensino Médio. Uma das propostas é de unificação das 13 disciplinas em quatro grandes áreas. Pela proposta, prevista para vigorar a partir do próximo ano, as disciplinas serão integradas em Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagem e Matemática.

Pagando a conta

O brasileiro continua pagando caro por tudo, até a greve dos bancários, quando em tese não temos nada a ver com ela, acaba atingindo em cheio o trabalhador. O movimento iniciado nesta terça-feira (6) fechou, por tempo indeterminado, 60% das agências bancárias no Estado do Acre, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, o Seeb-Ac. Por outro lado, aumentam as filas e os transtornos nas casas lotéricas.

Sem data para terminar

Somente em Rio Branco, 40 das 68 unidades foram atingidas. Os números são referentes ao terceiro dia de paralisação.Para o presidente do sindicato, Edmar Batistela, somente uma proposta decente pode acabar com o movimento grevista.

Luto musical

Dom Carlos, músico e esposo da maestrina Virgínia Villanova, faleceu nesta sexta-feira (9), em São Paulo, vítima de um câncer fulminante. O casal, Virginia e Dom, atuou no Estado do Acre principalmente na gestão do ex-governador Binho Marques, promovendo muita alegria e aprendizado para os amantes da boa música. Sua especialidade era o Saxofone, harmonizando ao som das teclas do piano de Virginia.

image0012

Opinião da coluna

O cristão, como cidadão de uma sociedade democrática e pluralista, deve desenvolver uma correta consciência política, interferir nos destinos da nação por meio do voto e participar da vida pública candidatando-se a cargos públicos. O cristão não deve ser um alienado político. Entretanto,  a Igreja cristã, como instituição divinamente estabelecida por Deus, deve envolver-se na política e em suas campanhas eleitorais?

Creio que, devido ao princípio da separação entre a Igreja e o Estado, a Igreja não deve tomar partido deste ou daquele candidato, ou deste ou daquele partido político. Isso significa que não é eticamente correto transformar o púlpito da igreja em um “palanque” eleitoral, nem tampouco a Igreja assumir qualquer responsabilidade política, secretaria ou ministério, seja do governo municipal, estadual ou federal.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost