25 de abril de 2024

Polícia Civil deflagra “Operação Sintonia” e cumpre mais de 130 mandatos de prisão

WhatsApp Image 2016-09-01 at 12.16.20

Polícia executou mais de 130 mandatos de prisão no AC, PA e MS /Foto: ContilNet

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (1) pela Polícia Civil do Acre a Operação Sintonia, na qual foram cumpridos 138 mandados de prisão e 31 de busca e apreensão em diversos bairros de Rio Branco, Sena Madureira e nos Estados do Pará e Mato Grosso do Sul.

O cumprimento das 169 medidas judiciais tem o apoio ainda da Polícia Militar e do Ministério Público Estadual. Os bandidos presos integram facções criminosas responsáveis por diversos crimes na Capital, incluindo os últimos atentados que aconteceram há duas semanas em Rio Branco e em outras cidades do Acre.

De acordo com o secretário de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela, os presos são envolvidos com associações ao tráfico e outros tipos de crimes e que o combate será cada vez mais severo e permanente a essas organizações criminosas.

Os presos nos Estados do Pará e Mato Grosso do Sul possuíam ligação com facções do Acre por meio do tráfico e outros crimes.

 

Coletiva de Imprensa

Durante uma coletiva de imprensa sobre a Operação Sintonia, deflagrada na manhã desta quinta-feira (1°), o secretário de Polícia Civil, Flávio Portela, explicou que a ação de combate contra o crime organizado conta com o planejamento e investigação de um ano e seis meses realizado pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado (DECCO), foi executada com a participação direta de 180 agentes, 10 delegados e 10 escrivães de polícia no uso de 50 viaturas, dando cumprimento a 169 mandados judiciais contra pessoas em conflito com a lei, que agiam nas práticas de roubo, tráfico, associação criminosa, estupro e homicídio no Acre.

WhatsApp Image 2016-09-01 at 12.16.22

Secretário de Segurança Emylson Farias, reforçou que ações como essa são fruto da parceria entre as forças de segurança do Estado /Foto: ContilNet

“Além dos 169 mandados cumpridos, a Polícia Civil apreendeu veículos e armas utilizados para a prática de roubos, além de equipamentos de vídeo que as organizações criminosas utilizavam para monitorar a movimentação de pessoas, inclusive da Polícia. Nós vamos continuar permanentes, vigilantes e agindo de forma contundente para tirar essas pessoas de circulação e fortalecer as penas eventualmente daquelas que estão presas, é uma ação continuada. Outros desdobramentos vão ter e tivemos prisões inclusive fora do Estado”, explicou Flávio Portela.

A operação está sendo realizada em Sena Madureira e Capital, além de cidades no Pará e Mato Grosso do Sul. As investigações da Operação “Sintonia” tiveram início há três meses e são uma resposta do Estado à organização criminosa que agia no Acre e fora do Estado.

Para o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, essa é mais um resposta de um trabalho organizado e planejado das forças de segurança e que muitas ações de combate ao crime irão ocorrer.

WhatsApp Image 2016-09-01 at 12.16.24

Aproximadamente R$100 mil foram apreendidos pela polícia /Foto: ContilNet

“Nós estamos fazendo ação após ação, quando a gente fortalece o presídio com a guarda de 220 homens tem sintonia com uma operação como esse. Quando a gente coloca os presos em isolamento e extrai do Estado do Acre 12 pessoas para presídio federal, demonstra o forte combate ao crime organizado e outras operações que virão. Além disso, não descartamos a possibilidade da extração de outros presos para outra unidade da federação”, disse Emylson Farias.

Segundo o chefe da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (DECCO), Getúlio Teixeira, essa operação conseguiu dar um duro golpe em uma única organização criminosa, assim como já ocorreram outras operações este ano.

“Isso demonstra o fortalecimento da DECCO, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público, estamos mostrando o resultado para a sociedade acreana e com certeza não será a última operação, outras estão por vir, as investigações são complexas e demandam um tempo maior”, disse Getúlio.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost