O último debate entre candidatos à prefeitura de Rio Branco será realizado pela Rede Amazônica na quinta-feira (28), dentre os quatro candidatos, somente Carlos Gomes (Rede) não vai participar. A emissora que é afiliada da Globo no Acre alega que está cumprindo a orientação repassada pela Rede Globo nacional. De acordo com as regras, Carlos não participará por não ter pontuado o mínimo de 5% de intenções de votos na última pesquisa Ibope e seu partido não possuir um número suficiente de representantes na Câmara Federal.
Na última segunda-feira (26), o candidato lançou em seu Facebook uma campanha pedindo apoio de seus seguidores e simpatizantes para participar do debate. Segundo o texto publicado por ele: “Quem perde com a decisão da emissora é o eleitor que não tem o direito de acompanhar os quatro candidatos com igualdade de tempo, ver as propostas e decidir em quem votar. Eu preciso de VOCÊ para fazer valer nossa voz. Participação popular não pode ser ignorada! Liguem, mandem e-mail. Não vão nos calar!”, escreveu Carlos.
https://youtu.be/f6EyiSJB16s
Diversas pessoas apoiaram Gomes, entre elas a candidata Eliane Sinhasique (PMDB), que apesar de ser adversária nas urnas publicou um vídeo em seu perfil pessoal no Facebook, onde declara solidariedade ao candidato repudiando a atitude da Rede Amazônica: “Eu, enquanto cidadã, candidata, mulher e participante deste pleito eleitoral, venho aqui em público dizer a você, Carlos, que a sua não participação no debate da TV Acre é um ataque à democracia”, disse Sinhasique em vídeo.
A peemedebista disse ainda que não há justificativa para que Carlos Gomes não participe do debate. Eliane reconheceu a importância de Carlos neste pleito: “Estas novas regras te tiram desse debate que é salutar para a nossa democracia. Eu repudio essa atitude da TV Globo e estou com você em total solidariedade, pois você também é um candidato importante para este processo”.

