Ícone do site ContilNet Notícias

Vale do Purus em festa: Sena Madureira completa 112 anos de história neste domingo

Por REDAÇÃO CONTILNET

Sena Madureira esteve à frente do movimento autonomista que lutava por nossa plena cidadania/Foto: Reprodução.

Sena Madureira esteve à frente do movimento autonomista que lutava por nossa plena cidadania/Foto: Reprodução.

Localizada na Região do Vale do Purus, Sena Madureira possui área de 25.296,7 Km², equivalendo a 61,97% da região, e 16,52% da área total do Estado. Seu nome presta homenagem ao coronel do Exército Brasileiro, Antônio Sena Madureira, militar que participou da Guerra do Paraguai.

A ocupação deste município inicia-se por volta de 1878, com a chegada de brasileiros, a maioria nordestinos visando a exploração econômica da borracha.

Em toda história da humanidade, poucos movimentos sociais podem ser comparados ao dramático deslocamento de milhares de homens e mulheres que fugiam da seca do sertão nordestino e seguiam para Sena Madureira em busca da terra da fartura e da promissão. Assim, o povoamento de Sena Madureira pode ser caracterizado como uma mistura de necessidades e de bravura, que era praticamente o único bem que esses homens e mulheres traziam na bagagem.

E entre todos os rios amazônicos, o Rio Purus cumpriu um papel fundamental para a formação de uma original sociedade baseada no extrativismo da borracha. O Purus foi a via de penetração estratégica que trouxe para as terras senamadureirense. Além dos nordestinos, um resumo do mundo composto por sírios, libaneses, italianos, ingleses, franceses, enfim, um rico mosaico étnico e cultural que aqui se mesclou as dezenas de tribos indígenas de ocupação milenar em nossas florestas.

Sena Madureira aparece então como uma das principais cidades a se desenvolver no Vale do Purus. Desde sua fundação, no ano de 1904, essa importância é visível, já que foi criada para ser a capital do Departamento do Alto Purus, permanecendo nessa condição ate 1920. Além disso, Sena Madureira esteve à frente do movimento autonomista que lutava por nossa plena cidadania. Nenhuma outra cidade acreana foi tão longe na luta pelos direitos mais essenciais como brasileiros, legando uma herança de determinação e de destemor.

Em 1920 a organização administrativa do Acre sofreu profunda transformação. Foram extintos os quatros Departamentos que dividiam o Território, e criado o Governo Geral com sede em Rio Branco, o que gerou protesto entre os habitantes de Sena Madureira, que desejavam esta posição para a sua cidade.

Parabéns, Sena Madureira pelos 112 anos de emancipação política.

Sair da versão mobile