24 de abril de 2024

Acreanos aterrorizados com o crime organizado e com a onda de demissões no governo e prefeitura

Cidade do terror

Uma noite de terror. Assim foi a quinta-feira no município de Rio Branco, quando presos se matavam dentro do maior presídio do Acre e a população amedrontada ficou trancada dentro de suas casas. O situação foi de quatro mortos e 20 feridos. O único Pronto Socorro de Rio Branco precisou ser fechado para atender somente os detentos promotores da carnificina.

Turismo em baixa

A secretária de turismo, Raquel Moreira, parece não ter muito o que despachar. Passou a tarde desta segunda-feira (17) debatendo no Facebook com internautas que, na sua avaliação, comemoraram a demissão de trabalhadores. O irmão dela, Astério Moreira, é subsecretário de Comunicação. Boa no combate, ela evitou falar sobre familiocracia na gestão de Tião Viana.

O porta-voz falou!

Os efeitos da demissão em massa são tão grandes que até o porta-voz do governo, Leonildo Rosas, resolveu gravar um vídeo para dizer que o pagamento em dia do salário do servidor público é um compromisso desse governo. Qual o grande feito nesta ação? Pagar salários em dia nada mais é do que uma obrigação de todo gestor público ou privado. A coluna não vê nada de extraordinário nisso.

As más línguas

E nessa de troçar com a desgraça dos outros, algumas línguas mais afiadas anunciam as especulações imobiliárias que vão ocorrer até o fim de ano. Carros, apartamentos, chácaras e colocados à venda por preço de banana, tudo por conta do desemprego de comissionados nos escalões do governo. Pobre Acre!

Ingrediente para violência

Há também quem afirme que, esse será mais um ingrediente para a escalada da violência na capital, uma vez que o efeito das demissões ser cascata, influencia em todos os setores da economia, gera, indiscutivelmente, mais violência.

Quais bases serão enfraquecidas

As apostas já estão valendo para saber quais bases políticas serão enfraquecidas na divulgação da lista de comissionados demitidos. Entre elas, segundo o advogado Ednei Muniz, – os aliados do senador Jorge Viana estão na berlinda. “Tião quer ser candidato a senador e Jorge Viana é hoje o maior obstáculo. Tal crise, político-familiar, vem se acirrando gravemente e Tião resolveu desmontar a base do Jorge Viana no governo” escreveu Ednei.

Especulações

Alguns sindicalistas afirmavam ontem que tudo não passa de combinação midiática e que os demitidos pelo Estado serão aproveitados na estrutura do prefeito Marcus Alexandre. Será? Para analistas, o anúncio do Palácio Rio Branco tem objetivo de enfraquecer a greve do Judiciário e a dos servidores da saúde, iniciada nesta terça-feira em todo o Estado.

Nono dia

A greve dos servidores do Poder Judiciário entra para o nono dia sem muitas novidades. Ninguém sabe ainda qual foi o resultado da conversa entre sindicalistas a diretoria do Tribunal de Justiça. O encontro foi anunciado pelo grupo de WhatsApp dos servidores.

“Vou cuidar de mim”

“Vou cuidar de mim” disse o democrata Tião Bocalom quando perguntado em um programa de TV local se seria candidato majoritário em 2018. O ex-tucano disse que acaba servindo de escada para os outros e que sempre é esquecido após os resultados das eleições. Se tivesse pensado assim bem antes, estaria em situação mais confortável, inclusive financeiramente. Nunca é tarde.

O camarada Moisés

O deputado federal, Moisés Diniz, anunciando sua votação a favor da MP 737 que autoriza Policiais e Bombeiros da reserva a participar da Força Nacional de Segurança. Para ele, esse foi um passo importante na luta pela Aprovação da PEC 300.

Responde Marcus Alexandre

A sociedade, além de aprovar as medidas do novo diretor da Emurb, quer saber o tamanho do rombo na estatal alvo da Operação Midas, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Acre (MPAC), em parceria com a Polícia Civil, no mês de setembro. Quando seu ex-diretor, Jackson Marinheiro, foi preso por supostamente comandar um esquema fraudulento de compra de combustível, liberando os pagamentos sem que o produto fosse consumido, sendo o dinheiro público dividido com donos de postos.

Revelação

O presidente do sindicato dos donos de postos de combustíveis do Estado do Acre (Sindepac), Delano Lima, esclareceu que as refinarias da Petrobras se sentiram obrigadas a reduzir os preços, devido à queda de mercado, pois com o alto preço, as distribuidoras estavam comprando o combustível fora do país.

Roselane

Alguém precisa avisar a vereadora Roselane Esportes que a campanha acabou e que ela não precisa continuar nas ruas dando uma de guarda de trânsito. Criadora do ‘Dia do Fusca’, ela se queixa do ex-deputado Edvaldo Magalhães por sua pífia votação nas urnas.

demissoesLista maldita

Não se fala em outra coisa nesse Estado se não na famosa lista de cargos comissionados e servidores com funções gratificadas que ficarão desempregados. A famosa lista começa a aparecer, depois da repercussão do ato divulgado em vídeo pelo governador Tião Viana. O Palácio Rio Branco tentou minimizar a situação afirmando que o estado já vinha demitindo.

Mais de cem na prefeitura

As demissões também vêm acontecendo em secretarias da Prefeitura de Rio Branco. Só na Emurb deverá demitir quase 200 trabalhadores, que irão para o olho da rua neste final de ano. Outros estão na fila para seguir o mesmo caminho.

Presente de Natal

Este é o presente de Natal que os trabalhadores ganharão. E também a recompensa por terem mantido Marcus Alexandre ao trono da prefeitura de Rio Branco.

Degola cruel

Foi só passar a eleição e a guilhotina começou a atuar de forma avassaladora, em diversos setores do governo do Acre e da prefeitura de Rio Branco. Muitas cabeças já rolaram e muitas outras estão à espera da cruel degola.

Falta transparência

Dessa vez, o governo não convocou uma coletiva para anunciar a exoneração em massa de servidores. Deve explicações à sociedade de onde tirou as gorduras da máquina pública, quem foi demitido, quais os critérios utilizados para passar a régua. Talvez não concedeu entrevista justamente para não ser questionado sobre esses pequenos, mais valiosos detalhes.

Mudança de foco

Outra estratégia do Palácio Rio Branco foi a de colocar um batalhão de puxa-saco nas redes sociais dizendo que a oposição comemora o quanto pior melhor. Será que tais nomeações ou exonerações contam com alguma digital de deputados, senadores, prefeitos ou quem quer que seja da oposição?

Necessidade

Essas pessoas tinham que ir à opinião pública falar da necessidade que o governo tem de reduzir as despesas, não achincalhar as pessoas. Todos sabem dos cortes que já foram feitos, e que estão por vir, são necessários.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost