Bebê nasce com microcefalia no hospital de Sena Madureira; pode ser o primeiro caso no município

bebe microcefa

Os pais do bebê moram na zona ural de Sena Madureira/Foto: Jota Cavalcante/ContilNet

Um a criança do sexo masculino que nasceu na noite desta segunda-feira (17) no hospital de Sena Madureira pode se a primeira com microcefalia. Até o momento não se tem notícia da doença no município.

Os pais da criança, Evaif, de 18 anos, e Andreia Lituska Sales Gomes, 21, moram no Seringal Cachoeira, no rio Macauã. Ela teve parto normal e demonstrava muita felicidade junto ao filho e o marido.  “Estamos contentes, pedindo a Deus que ele tenha muita saúde”, disse olhando para o bebê, que se chama Pedro Erik.

A notícia do nascimento de um bebê com microcefalia em Sena Madureira chegou à ContilNet através de um servidor do João Câncio Fernandes que pediu sigilo à sua identidade.

A reportagem tentou contato om o médico Cleiton, que cumpre plantão nesta segunda, mas foi informada que o hospital não dispõe de uma linha telefônica em sua recepção.

Entenda o que é Microcefalia e quais são as consequências para o bebê

(Tua Saúde)

A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade, o que prejudica o seu desenvolvimento mental, porque os ossos da cabeça, que ao nascimento estão separados, se unem muito cedo, impedindo que o cérebro cresça e desenvolva suas capacidades normalmente.

A criança com microcefalia, pode precisar de cuidados por toda a vida, mas isso é normalmente confirmado depois do primeiro ano de vida e irá depender muito do quanto o cérebro conseguiu se desenvolver e que partes do cérebro estão mais comprometidas. Veja detalhes sobre como é a vida da criança com microcefalia.

microcefalia

Consequências da microcefalia

As crianças com microcefalia podem ter graves consequências como:

• Atraso mental;
• Déficit intelectual;
• Paralisia;
• Convulsões;
• Epilepsia;
• Autismo;
• Rigidez dos músculos, cientificamente chamada de espasticidade.

Apesar de não haver tratamento específico para a microcefalia, podem ser tomadas algumas medidas para reduzir os sintomas da doença. Normalmente a criança precisa de fisioterapia por toda a vida para se desenvolver melhor, prevenindo complicações respiratórias e até mesmo úlceras que podem surgir por ficarem muito tempo acamadas ou numa cadeira de rodas.

Todas estas alterações podem acontecer porque o cérebro precisa de espaço para que possa atingir o seu desenvolvimento máximo, mas como o crânio não permite o crescimento do cérebro, suas funções ficam comprometidas, afetando todo o corpo.

A microcefalia pode ser classificada como sendo primária quando os ossos do crânio se fecham durante a gestação, até os 7 meses de gravidez, o que ocasiona mais complicações durante a vida, ou secundária, quando os ossos se fecham na fase final da gravidez ou após o nascimento do bebê.

Entenda de forma simples o que é microcefalia e como cuidar de um beber com esse problema assistindo ao vídeo a seguir.

O que pode causar microcefalia?

As causas da microcefalia podem incluir doenças genéticas ou infecciosas, exposição a substâncias tóxicas ou desnutrição. Algumas situações que podem provocar microcefalia podem ser:

Infecções como rubéola, citomegalovírus e toxoplasmose;
Zika durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre de gestação. Veja como o Zika pode causar microcefalia.
Consumo de cigarro, álcool ou drogas como cocaína e heroína durante a gravidez;
Síndrome de Rett;
Envenenamento por mercúrio ou cobre;
Meningite;
Desnutrição;
HIV materno;
Doenças metabólicas na mãe como fenilcetonúria;
Exposição à radiação durante a gestação;

Uso de medicamentos contra epilepsia, hepatite ou câncer, nos primeiros 3 meses de gravidez.
Acredita-se que infecções como dengue e febre chikungunya durante a gestação também estejam ligadas à microcefalia.

A microcefalia também pode ser genética e acontece em crianças que possuem outras doenças como Síndrome de West, Síndrome de Down e Síndrome de Edwards, por exemplo. Por isso, a criança com microcefalia que também possui uma outra síndrome pode ter outras características físicas, incapacidades e ainda mais complicações do que as crianças que possuem somente microcefalia.

Diagnóstico da microcefalia

O diagnóstico da microcefalia pode ser feito durante a gestação, com os exames do pré-natal, como o ultrassom por exemplo, e pode ser confirmado logo após o parto através da medição do tamanho da cabeça do bebê. Saiba mais sobre quando deve realizar o ultrassom durante a gravidez clicando aqui.

Além disso, exames como tomografia computadorizada ou ressonância magnética cerebral também ajudam a medir a gravidade da microcefalia e quais serão suas possíveis consequências para o desenvolvimento do bebê.

Microcefalia tem cura?

A microcefalia não tem cura porque o fator que impede o desenvolvimento cerebral, que é a união precoce dos ossos que forma o crânio, não pode ser retirado. Se esta união precoce dos ossos acontecer ainda durante a gestação, as consequências podem ser mais graves porque o cérebro pouco se desenvolve, mas existem casos em que a união destes ossos ocorre no final da gestação ou após o nascimento, e neste caso a criança pode ter consequências menos graves.

bebemicro

A criança nasceu no hospital de Sena, na noite desta segunda-feira/Foto: ContilNet

Tratamento para microcefalia

O tratamento da microcefalia não cura a doença, porém ajuda a reduzir as consequências no desenvolvimento mental da criança.

Uma das possibilidade de tratamento é fazer uma cirurgia para separar ligeiramente os ossos do crânio, nos 2 primeiros meses de vida, para evitar a compressão do cérebro que impede seu crescimento. Quando além da microcefalia a criança possui hidrocefalia, que é a presença de líquido dentro do cérebro, também existe a possibilidade de colocar um dreno para controlar esse líquido. Entenda o que é hidrocefalia.

Além disso, pode ser necessário usar medicamentos que ajudam o dia a dia da criança, que atuam diminuindo os espasmos musculares e melhoram a tensão dos músculos. A fisioterapia é indicada e pode ajudar no desenvolvimento físico e mental e por isso quanto mais estímulo dentro da fisioterapia a criança tiver, melhores serão os resultados. Assim, é recomendado fazer o maior número de sessões de fisioterapia por semana.

Além disso, as injeções de botox em determinados músculos dos braços ou pernas podem ser úteis para diminuir a contração muscular involuntária e melhorar o cuidado diário com o bebê e até mesmo as sessões de fisioterapia. Entenda como o botox atua e porque ele é indicado em caso de microcefalia aqui.

O médico que acompanha os portadores de microcefalia são o pediatra e o neurologista, mas outros profissionais da saúde também são necessários como psicólogo, dentista, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.

A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade, o que prejudica o seu desenvolvimento mental, porque os ossos da cabeça, que ao nascimento estão separados, se unem muito cedo, impedindo que o cérebro cresça e desenvolva suas capacidades normalmente.

A criança com microcefalia, pode precisar de cuidados por toda a vida, mas isso é normalmente confirmado depois do primeiro ano de vida e irá depender muito do quanto o cérebro conseguiu se desenvolver e que partes do cérebro estão mais comprometidas. Veja detalhes sobre como é a vida da criança com microcefalia.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Bebê nasce com microcefalia no hospital de Sena Madureira; pode ser o primeiro caso no município