Um tiroteio ocorrido no início da noite desta terça-feira (18), na entrada do presídio Unidade Penitenciária 4 (UP4), a Papudinha, localizada às margens da BR-364, deixou muitas pessoas apavoradas e ao menos três detentos feridos.
O presídio fica nas proximidades da entrada do residencial Ipê, do Ibis hotel, e também da escola Armando Nogueira, uma das mais frequentadas do Acre.
De acordo com o agente penitenciário Renê Pontes, o tiroteio iniciou quando os presos que cumprem regime semiaberto começaram a retornar ao presídio no início da noite e foram recebidos a balas por membros de facções criminosas.
SAIBA MAIS
Áudios de supostos integrantes de facções indicam guerra entre o crime organizado em Rio Branco
O agente disse que o que pode estar acontecendo é uma disputa entre integrantes do Comando Vermelho e o Bonde dos 13. Ele disse que os presos chegaram com armas de grosso calibre, fuzil e escopeta.
Neste momento os agentes penitenciários estão ilhados, sem poder sair da Papudinha, e quando a Policia Militar se aproxima para resgatá-los, os bandidos disparam tiros de dentro das matas, onde estão escondidos.
A Polícia Rodoviária Federal formou uma barreira em frente ao Hospital das Clínicas, onde ficou proibido a passagem de veículos que não fossem da polícia. A área nas proximidades da Papudinha também foi isolada.
Quem passava pelo local ficou muito assustado. Pessoas gravaram áudios e vídeos relatando os momentos de terror vividos durante o tiroteio. “A gente ouviu um monte de tiros, acho que vem da Papudinha, próximo ao Tucumã. Eu e meu namorado… A gente ia pegando um monte de tiro”, disse uma mulher que estava muito desesperada.
“Quem estiver se dirigindo ao Tucumã ali pela Fundação Hospitalar cuidado porque está o maior tiroteio. Não venham pra cá agora, estou correndo aqui por dentro do canteiro”, disse um homem que também gravou um áudio e postou em uma rede social.
“Meu Deus foi muito forte, fiquei com muito medo. Todo mundo se abaixou para tentar se livrar dos tiros. Eu estava chegando de Porto Velho agora e me deparei com uma situação dessa… Foi muito tiro mesmo, eu contei oito”, disse outro homem.

