ContilNet Notícias

Medo do desemprego diminui em setembro, mas segue acima da média

Por G1

Resultado de imagem para Medo do desemprego diminui em setembro, mas segue acima da média

Google

O Índice de Medo do Desemprego caiu 6,7 pontos em setembro, para 61,2 pontos, na comparação com junho (pesquisa anterior), mas ainda está acima da média histórica, informou nesta terça-feira (11) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ao mesmo tempo, acrescentou a entidade, o chamado índice de satisfação com a vida cresceu 2,5 pontos no mês passado – para 67 pontos. Apesar da melhora, ainda está entre os “menores índices da série histórica”.

Segundo a CNI, o índice do medo do desemprego e de satisfação com a vida resultam de pesquisa realizada entre 20 e 25 de setembro com 2.002 pessoas em 143 municípios do país.

Os indicadores variam de zero a 100 pontos. No caso do desemprego, mais alto for o índice, maior é o medo de ficar sem emprego e, no que se refere à satisfação com a vida, quanto maior for o indicador, melhor é a percepção dos entrevistados.

“Os dois índices acompanham a melhoria da confiança da população. Com a mudança de governo, melhoraram as perspectivas de recuperação da economia, embora o desemprego continue crescendo e a renda real esteja em queda”, avaliou o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

O aumento da confiança, segundo ele, é efeito do início da solução da crise política.

Medo do desemprego
Sobre o índice do medo do desemprego, a entidade informou que, em 61,2 pontos em setembro, ainda está 13 pontos acima de sua média histórica (48,2 pontos).

“O medo do desemprego é maior entre os entrevistados com renda familiar mais baixa. Entre as pessoas com renda familiar superior a cinco salários, o IMD [índice do medo do desemprego] foi de 49,8 pontos. O índice sobe para 67,9 pontos entre aqueles com renda familiar de mais de um até dois salários mínimos e para 66,9 pontos entre os com renda familiar até um salário mínimo”, informou a CNI.

Ainda segundo a entidade, esse comportamento se explica pela “maior vulnerabilidade das famílias com menor renda à perda do emprego, ou seja, à redução da renda, sobretudo,
nesse momento de crise”.

Satisfação com a vida
No caso da satisfação com a vida, informou a CNI, o índice registrou o segundo crescimento seguido em setembro, para 67 pontos.

“Ainda assim, também se encontra distante da média histórica, de 70 pontos. A satisfação com a vida é maior no grupo de renda familiar acima de cinco salários mínimos, com um indicador de 70,9 pontos. Entre os com renda familiar de até 1 salário mínimo é de 65 pontos”, acrescentou a entidade.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, a satisfação com a vida é maior entre os residentes do interior, na comparação com os moradores das capitais ou periferias.

Sair da versão mobile