Sem celular nem internet, roteiro faz imersão pela Amazônia

Passar quatro dias navegando pelo rio Negro, o maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas, praticamente sem sinal de telefone ou internet – que vai sumindo conforme a embarcação se distancia do porto de Manaus. A situação parece enlouquecedora em um primeiro momento?

boto

Mulher nadando om boto no Rio NegroAntônio Gaudério/Folhapress

Não se engane: pode ser bem divertido descobrir a história da borracha, conhecer uma aldeia indígena de perto ou ainda ficar cara a cara com o famoso boto cor de rosa. O UOL separou alguns passeios para você descobrir o que é que a floresta tem.

Cara a cara com o mito

Se você era criança nos anos 80 e fã da Xuxa, certamente lembra daquela canção da apresentadora, cujo verso dizia: “Boto rosa, quem não sonha, descobrir o seu segredo”? De acordo com a lenda local, no início da noite, o boto se transforma em um belo homem que seduz as moças da região.

Envolvidas pelo “rapaz”, elas acabam grávidas. Pena que, no final, ele volta para as águas e some dali. Verdade ou não, quem visita a Amazônia não pode perder a oportunidade de ficar cara a cara com o simpático bichinho.

Como funciona? O ponto de encontro é uma espécie de casa flutuante no meio do Rio Negro, na qual se chega de lancha e que possui um deck para deixar o turista submerso até a altura da cintura, mais ou menos. Devidamente protegidos por um salva-vidas, e curtindo a água morna que refresca o forte calor da região, os visitantes ficam aguardando o grande astro do passeio aparecer.

E ele não tarda a vir atrás de um peixinho, dado diretamente na boca por um instrutor. O truque consiste em levantar a isca bem alto, para que ele saia da água e faça a alegria dos turistas que, animados, tiram muitas fotos. No entanto, também são dadas orientações para proteger o animal, como a de não tocar na cabeça dele justamente por ela funcionar como uma espécie de sonar.

Continuar lendo a matéia

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Sem celular nem internet, roteiro faz imersão pela Amazônia