O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) avaliou a eleição deste domingo (2) como uma das mais tranquilas da história do Estado. As pequenas ocorrências e o baixo número de substituição de urnas eletrônicas foram elementos que comprovam a tranquilidade.
Segundo a estatística divulgada, o Estado registrou apenas 16 ocorrências policiais, das quais somente três envolveram candidatos detidos. Destes, dois candidatos foram presos em Rio Branco e um em Senador Guiomard. As outras 13 ocorrências não envolveram candidatos.
As ocorrências foram: oito por boca de urna, duas por transporte irregular, uma de propaganda eleitoral irregular, três por corrupção eleitoral e duas por outros eventos. Mas o desembargador Roberto Barros ressaltou que outros casos ainda podem ser informados, pois existem casos ainda sendo preparados pela PF.
Desembargadores Waldirene Cordeiro e Roberto Barros /Foto: ContilNet
Em um total de 1,6 mil urnas eletrônicas, apenas 15 ocorrências graves foram registradas e precisaram ser substituídas. O índice foi considerado muito baixo e dentro da normalidade. O TRE tinha mais de 600 urnas de reserva em todo o Estado, as quais permaneceram no depósito.
O desembargador Roberto Barros, presidente do TRE, ressaltou que a questão da redução da redução de gastos e a questão do não financiamento empresarial foram as principais causas da tranquilidade. Ele revelou que em alguns municípios houve ajuste de entre o MP e os partidos para não jogarem santinhos.
Sobre o fechamento da Praça da Revolução, o desembargador disse que a juíza Zenair Bueno tomou a decisão com base em ocorrências de eleições passadas e que ordem [1] havia sido comunicada com bastante tempo de antecedência. “Se alguém estivesse descontente, poderia ter entrado com recurso, mas não chegou nada para o TRE se manifestar”, informou.
Sobre as filas terem sido menores, o desembargador afirmou que tiveram a influência de serem apenas dois votos registrados e a população já estar mais acostumada com a biometria. O terceiro ponto foi a limitação de 250 eleitores por seção.
