O mais sério deles, que travava completamente o aparelho durante o processo de atualização, já recebeu resposta da Apple: esta página ensina como restaurar o iPhone ou iPad afetados.
Os outros desta lista foram citados por usuários do Brasil e do exterior, embora não se saiba ao certo quantas pessoas foram afetadas de fato. O UOL já utiliza um aparelho com iOS 10 –um iPhone 5S– e não encontrou os problemas citados nesta notícia. O que não quer dizer que eles não ocorram para muitas pessoas, claro.
Algumas pessoas levaram um grande susto ao tentar atualizar o iOS: depararam-se com a tela preta acima, que surge quando o celular precisa ser completamente restaurado em uma conexão com o iTunes, programa de gerenciamento de fotos e músicas da Apple.
O erro também pode se manifestar de duas formas: o iTunes não reconhece o dispositivo nem informa que ele está no modo de recuperação; ou o logotipo da Apple aparece na tela por vários minutos sem a barra de progresso.
A Apple informa que passou “por um pequeno problema durante o processo de atualização de software, afetando um número pequeno de usuários durante a sua primeira hora de disponibilidade. O problema foi rapidamente resolvido e nós pedimos desculpas a esses clientes. Recomendamos que todos os afetados que conectem seus aparelhos ao iTunes para completar a atualização ou contatem o AppleCare para auxílio”.
Os passos para corrigir o problema, segundo a Apple, são esses:
1) Instale a versão mais recente do iTunes no seu computador;
2) Conecte o dispositivo ao computador e abra o iTunes;
3) Com o dispositivo conectado, pressione os botões Repousar e Início ao mesmo tempo até a tela do modo de recuperação ser exibida. Em um iPhone 7 ou iPhone 7 Plus, mantenha pressionados os botões Repousar e Diminuir Volume ao mesmo tempo;
4) Quando as opções para Restaurar e Atualizar forem exibidas, selecione Atualizar. O iTunes tentará reinstalar o iOS sem apagar os dados. Aguarde enquanto o iTunes faz o download do iOS no dispositivo;
5) Depois que a atualização ou a restauração for concluída, configure o dispositivo.
E se nada disso der certo, o jeito é procurar o suporte da Apple.
Celular trava constantemente
Outras pessoas que narram também travamentos constantes durante o uso, muitas vezes com modelos mais antigos, no iPhone 6S ou anteriores. Nestes casos, pode-se tentar apagar todas as configurações, clicando nesta ordem: Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir todos os ajustes > Digite o código (senha de quatro dígitos do aparelho).
Outra forma mais radical, que apagará tudo no celular, é Ajustes > Geral > Redefinir > Apagar conteúdo e ajustes > Digite o código.
Outra reclamação tem sido quanto à longa demora para obter o download do iOS 10. A forma mais básica para se resolver é ir a um local com Wi-Fi livre e habilitar essa conexão, caso esteja tentando baixar pela internet 3G.
Plugar o aparelho em um computador com iTunes também é uma alternativa, pois o programa usará a conexão de banda larga da sua casa para baixar o pacote de atualização mais rapidamente e colocá-lo no seu celular ou tablet.