Com o tema “Cinema de Fronteira para um Mundo sem Nenhuma”, a sétima edição do Festival Pachamama terá início no próximo sábado (19), a partir das 19h, no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco.
O primeiro filme exibido será o longa amazonense “Antes o tempo não acabava”, dos diretores Sérgio Andrade e Fábio Baldo. Segundo o idealizador do festival, Sérgio de Carvalho, além de trazer um filme da Região Norte para a cerimônia de abertura, no primeiro dia de festival o sanfoneiro Monteirinho será homenageado e será realizado o Baile do seringueiro.
“A gente fez questão de abrir com um filme amazônico, e também vamos homenagear uma figura acreana que temos o maior respeito, o Monteirinho, que é um sanfoneiro e lutou ao lado de Chico Mendes, sendo um personagem histórico do Acre. Por isso, vamos fazer esse reconhecimento pelo trabalho dele através de um filme feito em homenagem a ele pelo cineasta Clenilson Farias. Logo após, os convidados participarão de uma recepção bem acreana, que é o baile dos seringueiros”, destacou Sérgio de Carvalho.
Dentro da programação, que se estende até o dia 26, estão incluídas sessões de filmes latinos, oficinas de formação, palestras, lançamentos de livros e homenagens a ilustres colaboradores tudo totalmente gratuito. Ao todo serão 60 obras de 11 países voltadas para o público infantil e adulto serão exibidas. Haverá ainda 12 mostras, sendo três competitivas nas categorias Longa, Curta e Cinema Comunitário.
A Secretária de turismo do Acre, Raquel Moreira, disse que o festival Pachamama fomenta o turismo acreano tendo em vista que envolve diversos setores: “O Festival a cada ano vem se consolidando, sendo reconhecido por grandes empresas, quando falamos do festival estamos falando de uma circulação grande de pessoas que fomentam o setor hoteleiro, de transporte, alimentício e a economia local como um todo. Por isso, o Estado vem apoiando por acreditar no seu potencial”.
O festival homenageia ainda o ator pernambucano Luiz Carlos Vasconcelos, bem como o ator, dramaturgo e cineasta brasileiro, Domingos de Oliveira, e o diretor e também o documentarista chileno, Ignácio Aguero. O evento será encerrado no sábado (26), com o Pacha Festa, que este ano ocorre na Usina de Arte a partir das 23h.