Ícone do site ContilNet Notícias

“Boca miúda”: vereador Artêmio Costa teria perdido a confiança do prefeito Marcus Alexandre

Por REDAÇÃO CONTILNET

 

Depois do prejuízo

O IDAF realizou uma reunião para começar a deliberar sobre a lei que vai regulamentar a produção do açaí no Acre. A decisão embora tardia – acontece depois de enormes prejuízos da cadeia produtiva – não deixa de ser uma iniciativa pontual.

Queda no mercado

Depois que amostras analisadas em São Paulo, constatada a presença do protozoário Trypanosoma cruzi, transmissor da doença de chagas, as compras despencaram até nos supermercados de Rio Branco. Os prejuízos desse marketing negativo ainda não foram calculados pelo Estado.

Sinspjac x Judiciário

Na manhã de hoje, o presidente do Sinspjac, Rangel Araújo, destacou a importância das negociações de um dos pontos do PCCR que é a Gratificação por Alcance de Resultados (GAR), lei sancionada pelo governador Tião Viana em julho de 2014 que tem como objetivo de fortalecer o comprometimento do servidor com o Poder Judiciário do Estado do Acre, no sentido de estimulá-lo a participar do processo que visa ao alcance das metas estratégicas estabelecidas para o Poder.

Fora de finalidade

Para Rangel Araújo, a lei vem sendo utilizada fora de sua finalidade, o sindicato teve acesso a documentos que convocam os servidores para participar de eventos promovidos pela presidência do Poder Judiciário especificando que a presença é um dos requisitos para o recebimento da premiação. A última convocação foi feita para as comemorações do dia do servidor, dia 27 de outubro último.

Tô nem ai

Um dia após a derrota fulminante nas urnas do seu partido, o PT, o governador do Acre fez a seguinte postagem em seu Facebook: “Parabéns ao Igor Areal, 13 anos, Acreano e Campeão Brasileiro de Automodelo Categoria GT 1/8, na 3a etapa do brasileiro de Onroad em Americana (SP). É o campeão mais jovem do Automodelismo OnRoad.. Viva o Acre!”

Estranho

Nem DCE, nem UJS, muito menos UNEs, ninguém no Acre ocupou escolas, ensaiou nenhum tipo de protesto contra a reforma do Ensino Médio. Só vale se for para governos não petistas? Interessante que no Mapa de ocupação, o Acre aparece como área demarcada pelo movimento.

Estranho I

Nenhuma central sindical protestando contra a PEC 241 no estado do Acre! Pior ainda, ninguém se manifestou contra a decisão do Supremo Tribunal Federal que praticamente acabou com o direito de greve pelo servidor público!

Só vai na pressão

Após denúncia feita na tribuna da Aleac pela deputada Eliane Sinhasique, começaram na manhã de ontem (31) a limpar o que chamam de “Cidade do Esporte”. A deputada cobra agora o envolvimento das federações esportivas e a comunidade para usar as 15 quadras construídas próximo do Arena da Floresta.

Revolta?

Tem um clima de revolta na Aleac? Ou será que situação passou do ponto para todos? Até a Leila Galvão criticou a falta de segurança nos hospitais.

Daniel Zen

O deputado Daniel defendeu o aumento dos cargos comissionados no Estado. Disse que o porcentual de CC no Acre é um dos menores do Brasil. Comparou com Goiás e Rondônia, mas não lembrou das diferenças das economias entre os Estados.

A velha oposição

A oposição continua sendo ela mesma. Gonzaguinha briga com Nicolau por conta da nomeação de um petista para o DNIT.

Prefeito Marcus Alexandre e vereador Artêmio Costa/Foto: Reprodução

Ironia do destino?

Comenta-se à boca miúda que o vereador Artêmio Costa (PSB) teria perdido a confiança do prefeito Marcus Alexandre, do PT, depois que aprovou a lei do fundo de reserva que garante entre outras coisa, a não devolução – no final do ano – de recursos para o município e diárias para as constantes viagens dos vereadores para qualificação.

Calados

Por enquanto, nem Marcus Alexandre e nem Artêmio Costa se manifestaram sobre os comentários. Diz o ditado popular que quem cala, consente. Talvez o que Artêmio não contasse é que a renovação nas urnas fosse tão alta. Sim, porque a maioria dos vereadores deveria por gratidão, votar na reeleição do atual presidente para Mesa Diretora, afinal, esse fundo, criado por Artêmio, se não devolve dinheiro aos cofres públicos, garantiu gordas diárias e passeios em busca de qualificação em cidades paradisíacas!

Investimento perdido

O que diz a Mesa Diretora da Câmara agora, que, investiu pesado em qualificação de onze vereadores que simplesmente, não vão mais trabalhar na Casa? Não seria hora de repensar nessa política de “qualificação”? Afinal, mais de meio milhão de reais é gasto todo ano com as rotineiras viagens.

Intrigante

O que deixa o leitor e, com certeza, a sociedade de orelha em pé, é que tudo isso acontece com a anuência do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado. Até agora nenhum questionamento ou pedido de explicações foi feito aos gestores da Câmara Municipal sobre a utilização dessa verba com viagens e cursos.

Sem eira e sem beira

A briga entre os vereadores Clézio Moreira (PSDB) e Lene Petecão (PSD) pela vaga de vice na composição da Mesa Diretora com a Frente Popular, mostra como anda a ideologia da oposição no Acre. As lideranças parecem caminhar sem rumo, como dizem os mais velhos: sem eira e sem beira.

Mais espaço

Se realmente a vereadora Lene Petecão (PSD) quer lutar por espaço de políticas públicas para mulheres – o que legítimo – que faça seu mandato pautado nessa bandeira. Levante debates, seminários. Dizer que não abre mão da candidatura por causa dessa tese é querer fazer acreditarmos em papai noel.

Birra com o partido

Não é o mesmo caso do vereador Clézio Moreira (PSDB). Todo mundo sabe que Moreira ficou mordido com o aval dado pela executiva municipal do partido para a candidatura do filho de Márcio Bittar. Na primeira chance que arrumou para mostrar sua insatisfação, o vereador emplacou a candidatura a vice na chapa formada pela FPA.

Duas eleições

Moreira vai enfrentar duas eleições. Uma no núcleo duro do PSDB, que tem como conselheiro o deputado federal Major Rocha e outra para vencer Lene Petecão na composição da Mesa Diretora. Para quem se reelegeu com a bandeira de fazer mudanças, isso pode ser uma marola.

Saia justa

Resta saber qual decisão tomara a executiva municipal do partido, caso Moreira peite uma decisão contra sua candidatura. A postura do vereador deixa o partido liderado pelo deputado federal Major Rocha em uma verdadeira saia justa.

Verdadeira oposição

Afinal, Rocha e seus comandados têm batido forte em outras lideranças da oposição com o discurso de “oposição verdadeira”. Será que a lei que vale para Chico, vai prevalecer para Francisco?

Cargos de 5 mil reais

Um vereador de oposição que pediu sigilo ao seu nome, afirmou à coluna que toda essa correria de Clézio e Lene é por causa de um cargo de R$ 5 mil que o vice-presidente tem direito. “Em época de crise meu irmão, até eu queria essa boquinha!”, ironizou o colega de bancada.

Sair da versão mobile