Britânia fazem Facebook para coleta de dados via WhatsApp

Foto: Reprodução

Autoridades britânicas conseguiram fazer com que o compartilhamento de dados entre Facebook e WhatsApp fosse interrompido. Nessa segunda-feira, 7, o Information Commissioner’s Office (ICO) divulgou nota afirmando que a companhia concordou em pausar o andamento do processo para explicar a situação de forma mais clara.

O órgão disse que a companhia enfrentaria ações judiciais caso usasse dados dos usuários sem um consentimento válido. Na visão do ICO, o Facebook não explicou direito como vai funcionar o compartilhamento de informações entre os serviços, apesar de a empresa ter anunciado que a atitude serviria para combater a disseminação de spam e melhorar a oferta de publicidade.

Em agosto, quando anunciou a interligação, o Facebook levantou questionamentos em vários mercados — inclusive no Brasil, onde usou um linguajar confuso para conversar com os usuários. Na ocasião, os 28 membros da União Europeia informaram que analisariam a situação. E, embora o Reino Unido tenha sido o único a encarar a briga individualmente, o bloco europeu, como um todo, já pediu que Facebook e WhatsApp pause o compartilhamento de dados na região.

Segundo reporta a Reuters, a chefe do ICO, Elizabeth Denham, está em conversa com outros órgãos europeus de garantia de privacidade para forçar o Facebook a esclarecer a situação. O caso deve se intensificar quando chegar à análise das autoridades irlandesas, onde fica a sede local da companhia.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost