Prioridade zero
Se confirmadas as mudanças no setor de produção do governo do Acre novamente – como se anuncia – isso mostra claramente o quanto esse setor serve apenas de manobra política na gestão de Tião Viana. Se a nível nacional o maior legado do PT é a atenção aos pobres, por aqui, o abandono ao setor produtivo impera.
Estagnado
Nos vinte anos de gestão da Frente Popular, o Acre não conseguiu sair da rabeta quando o assunto é produção. E não poderia ser diferente. Trabalha sem planejamento estratégico. Quem não se lembra do propagado projeto de criação de ovelhas que iria contribuir para a formação de uma nova camada social no campo?
A onça comeu
Um dos fiscais da Seaprof confessou recentemente que, em muitos relatórios de visitas aos produtores que adquiriram os animais vindos da Bahia – terra do marqueteiro David Santo Sé – consta que as onças comeram parte do rebanho.
Coco e feijão
Depois anunciaram a redenção do produtor na região do Juruá com a entrega de mudas de coco, feijão, tentou-se de tudo, mas sempre com a carroça na frente dos bois. Não se investiu corretamente em infraestrutura, os ramais são de péssima qualidade, não garante o escoamento da produção.
Exemplo
E pior que o governo continua pecando. O deputado comunista Jenilson Leite, por exemplo, ao propor a criação do selo do açaí de Feijó através de projeto de lei, esquece que nem a cadeia produtiva está organizada. Na cidade que recebe o título de melhor açaí, nem indústria regulamentada existe! É um típico jogo de cena.
Lourival
Está previsto a qualquer momento a saída do deputado Lourival Marques da presidência do Rio Branco. Ele deve deixar o clube com dívidas acima dos R$ 2 milhões. Parece que tudo que o PT mete a mão corre sério risco de se acabar. O clube fez uma das piores campanhas no Brasileirão e só não foi rebaixado por falta de outra categoria. Se não estaria na série E.
O caminho não é esse
A agricultura familiar e a produtividade em assentamentos precisam de cuidados para produzir e se reproduzir. Abandoná-las a um estado dependente da produção de outras federações é condená-las à morte.
Mídia forçada
Enquanto tudo isso acontece, a mídia estatal se arrisca novamente a dizer que o Acre é referência para o mundo em produtividade e política ambientalmente correta. O governador Tião Viana recebeu na Casa Civil, nesta segunda-feira, 21, as representantes das seções de política e economia da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) no Brasil, Lindsey Zuluaga, Richa Bhala e Ananda Osório.
Engodo
A equipe governamental não levará a comitiva da embaixada americada à Fábrica de Tacos em Xapuri, a visita ao setor produtivo se limitará nesta terça-feira, 22, ao Complexo Industrial Peixes da Amazônia e ao Centro de Referência e Inovações para a Educação (Crie).
Péssima notícia
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, quando a União conceder incentivos fiscais e, por isso, a arrecadação diminuir, deverá repassar valores menores ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mantendo o percentual de direito às prefeituras.
Tese sem apoio
Os Municípios defendiam o repasse de valores considerando o total que poderia ser arrecadado no Imposto de Renda (IR) e no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sem as desonerações. Argumentavam que não seria justo as prefeituras serem prejudicadas por incentivos definidos pela União. A tese não obteve o apoio da maioria dos ministros do STF.
Agenda em Brasília
Os senadores começam a semana com pauta até o talo. Na agenda está a discussão das propostas de emenda à Constituição (PEC) 55/2016, que institui o teto de gastos públicos para os próximos 20 anos, e a PEC 36/2016, que trata da reforma política.
Extraordinária
Em sessão extraordinária, pela manhã desta terça-feira (22), o plenário fará um debate temático com economistas sobre a PEC do Teto de Gastos. Depois, volta a discutir a PEC da reforma política e vota o projeto que muda as regras para aplicação do Imposto Sobre Serviços.
No vermelho
Quase metade dos habitantes da região Norte estão negativados. De acordo com o indicador apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o volume de consumidores com contas em atraso e consequente restrição no CPF, chegou a 47,05% da população adulta da região em outubro, o que corresponde a 5,44 milhões de pessoas.
Passo de tartaruga
O prefeito Marcus Alexandre é bom administrador, isso é fato, mas não conseguiu se livrar de uma marca do PT no Acre: obras inacabadas. Nem terminou a reforma do Mercado do Bosque, em sua segunda e lenta fase de execução e já anuncia a reforma do Mercado Aziz Abucater. A primeira reunião entre o prefeito Marcus Alexandre e a Associação dos Permissionários foi realizada nesta segunda-feira, 21, em uma das pensões do Mercado.
Apareceu
O ex-secretário de planejamento, Gilberto Siqueira apareceu no cenário político como consultor da iniciativa privada, e adivinhem, veio ao Acre defender com unhas e dentes, a expansão das parcerias públicos privadas, o modelo que ainda não deu certo nessa gestão. Pode isso Arnaldo?
Afinado
O ex-deputado Marcio Bittar anda bem afinado com as lideranças da oposição do Juruá. Durante visita a região, Bittar e sua caravana foram recepcionados pelo prefeito Vagner Sales e sua esposa, Antonia Sales, para um almoço na residência do casal, que é um dos mais famosos e respeitados do Acre.

Os tucanos Marcio Bittar e Marceli Tomé com o prefeito Ilderley Cordeiro, do PMDB
Ildeley
No hotel onde se hospedou, Marcio Bittar se encontrou com o prefeito eleito Ilderley Cordeiro, seu amigo de longas datas. No cardápio do café da manhã, não podia deixar de ser eleições 2018.
Andanças
Viajando de carro, barco ou de avião durante quase uma semana, Bittar visitou todos os municípios do Juruá. Depois foi para Tarauacá, onde se encontrou com a prefeita eleita Marilete Vitorino e lideranças da oposição.
Agenda no Iaco e Purus
Nesta terça o tucano deverá permanecer em Feijó e depois seguir viagem para Manoel Urbano e Sena Madureira, onde já tem agenda cheia com líderes e militantes da oposição.
Clube dos 30
Os ex-vereadores Zenil Chaves e Marieldo Alves, junto com Marceli e Brenda Tomé, fazem parte da caravana de Bittar. Zenil, por exemplo, é um dos aliados do tucano do “Clube dos 30”, já que atuam juntos na política desde os anos 80.
Capixaba
Queria ver uma palestra dessas em que Siqueira defende esse modelo no município de Capixaba, onde a Álcool Verde surgiu como redenção e salvação da lavoura. Me arrisco a dizer que o queridinho da Frente Popular teria dificuldades para falar, tamanha é a revolta da população com a prática falência do empreendimento.
Vem ai!
O Via Verde Shopping terá nos próximos dias um concorrente de peso: a Havan – considerada a Rede de Lojas de Departamentos mais completa do Brasil com mais de 100 mil produtos à disposição dos clientes. Para alguns especialistas em mercado, vai ser uma quebradeira geral das pequenas lojas do Shopping. Concorrência é bom para o consumidor. É esperar para ver. Segundo leitor, a rede se instalará em frente ao Makro.
Qual a novidade?
A diretoria do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) voltou a visitar o Hospital de Clinicas Raimundo Chaar, em Brasileia, no sábado (19/11), e verificou que continuam a se agravar as péssimas condições de trabalho no local, colocando em risco os pacientes e os profissionais de saúde.
Diagnóstico repetido
Na unidade de saúde foram constatadas a falta de medicamentos, de médicos e equipamentos essenciais para o atendimento ao público. Ainda foi detectada a falha na segurança de servidores e pacientes. Cartazes alertam os frequentadores que objetos podem ser furtados.
Passos lentos
Enquanto isso, a obra do Hospital Referência continua a passos lentos, assim como a UPA de Cruzeiro do Sul e a reforma e ampliação do Pronto Socorro de Rio Branco. Uma marca da gestão petista. Pobre Acre.
