Merece reflexão
A declaração do senador Sérgio Petecão sobre a implantação do DNIT no Acre merece uma reflexão. Quem não lembra que a ex-deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) lutou com unhas e dentes durante oito anos de mandato pela implantação da Superintendência no Acre? Por que com Lula, Dilma, Jorge Viana e Tião Viana não conseguiram trazer esse departamento para mais próximo dos acreanos?
Preço caro
Segundo o senador Sérgio Petecão (PSD), o preço pago para que, sem o DNIT no Acre, as obras viessem para o Deracre, foi muito caro. “Estão aí as obras de péssima qualidade feitas nas BRs” arrematou. Em seis meses de governo do presidente Michel Temer, o “problema” foi resolvido.
Caminho escuro
O deputado federal Major Rocha (PSDB) parece não querer mesmo caminhar para a unidade na oposição. Segundo uma pessoa influente em Brasília, o tucano estaria ‘enciumado’ com a agenda planejada pelo senador Gladson Cameli e, por isso, não participou da solenidade com o ministro Maurício Quintella. O líder do PSDB teria feito ainda intervenções junto à bancada federal para esvaziar o palanque em Cruzeiro do Sul.
Deputado Federal Major Rocha (PSDB)/Foto: Reprodução.
Teoria perigosa
Há muito Rocha parece insistir na perigosa teoria do beco escuro, aquele que todo político inteligente procura se distanciar. A verdade é que não se faz política sozinho. Entre os resultados da pesquisa do Congresso Nacional que o colocam como o melhor parlamentar e sua relação política no Acre existem muita diferenças.
Avaliação
Falando ainda de PSDB, as regionais municipais passam por uma avaliação na executiva nacional. Os tucanos querem saber onde o partido cresceu e onde a sigla encolheu nas eleições deste ano. Há quem diga que tais resultados serão fundamentais para decisões importantes que o partido tomará até 2018.
Agenda positiva
Cerca de 40% das obras da ponte do Rio Madeira já estão concluídas. Os dados técnicos sobre a construção do acesso foram informados nesta sexta-feira (18), durante visita ao local do ministro dos Transportes, Maurício Quintella, do diretor-executivo do Departamento Nacional Infraestrutura e Transporte (DNIT), Halpher Luiggie, dos senadores Sérgio Petecão (PSD/AC), Gladson Cameli (PP/AC), Ivo Cassol (PP/RO) e Valdir Raup (PMDB/RO).
Sobrevoo
O supervisor do DNIT no Acre, Thiago Caetano, a deputada federal Jéssica Sales (PMDB/AC) e o prefeito Zezinho Barbary sobrevoaram a área em que será construída a futura BR-307. O sobrevoo é histórico, significa o início dos estudos para tirar Porto Walter do isolamento. Essa rodovia deverá se estender até Marechal Thaumaturgo e chegar a Santa Rosa do Purus.
Com todo gás
Impressiona a agenda que vem sendo feita por alguns parlamentares de nossa bancada federal. A turma está com todo gás e com muita vontade de tirar o Acre do atraso em que se encontra. Como diz a gíria do futebol: a atmosfera é altamente positiva.
Escutando a população
O ex-deputado Marcio Bittar iniciou nesta semana uma longa viagem pelos municípios do Estado do Acre, a fim de se aproximar e discutir sobre a realidade e o momento político de cada cidade. Nesta quarta-feira (16), Marcio esteve em Porto Walter, onde se reuniu com lideranças políticas e comunitárias na Câmara Municipal.
Pensando no macro
A intenção de Bittar nas visitas realizadas naos 22 municípios acreanos é aumentar a proximidade com as populações locais, entender as demandas de cada cidade e se envolver diretamente na contribuição para o crescimento do Estado.
Fim de ano
Está aberto o período de doação e arrecadação para a 6ª edição do Brechó de Natal Solidário. Produtos como roupas, calçados, acessórios, livros, móveis e objetos de decoração podem ser entregues na Cades, Avenida Getúlio Vargas, n° 595. Informações: (68) 3223-2304.
Confirmado
A sexta edição do Brechó Solidário será nos dias 8 e 9 de dezembro, em frente à Polícia Militar, das 10 às 20 horas. Todos os recursos arrecados com o brechó serão destinados à Central de Apoio às Entidades de Saúde (Cades).
Diferente de Dilma
O presidente Michel Temer convocou para a próxima terça-feira (22) uma reunião com os governadores para discutir a situação financeira dos Estados. Antes do encontro com Temer no Palácio do Planalto, os governadores terão uma reunião com o ministro Henrique Meirelles, no Ministério da Fazenda. Diferente de Dilma, que era avessa a reuniões, Temer vem dando uma lição de articulação política.
Prévia
Na sexta-feira (18), Temer se reuniu com o ministro da Fazenda interino, Eduardo Guardia, e com a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, em mais um encontro para discutir a situação das contas públicas dos Estados.
Manda quem pode
O prefeito Vagner Sales tem dito a partidários que a questão não é se ele pode ou não se lançar candidato ao Senado e ter a filha como candidata a deputada federal – em reeleição – e a esposa como candidata a deputada estadual: “A questão é me perguntar se eu posso bancar essas três candidaturas”.
É preciso cuidado
Do ponto de vista econômico, Vagner tem razão, mas não é segredo para ninguém que, assim como o PSDB, ele enfrenta no PMDB um problema político. É que o deputado federal Flaviano Melo manifestou o interesse em encerrar sua carreira como senador, por isso tem dito que é candidato ao senado.
Questões externas
Além de internamente, Vagner Sales precisa avaliar os apoios que receberia externamente em caso de três candidaturas em uma só família. Ele já enfrentou esse processo nas eleições de 2014 e os resultados foram negativos para o projeto de oposição.
Posse
Minoru Kinpara e Guida Aquino foram reconduzidos aos cargos de reitor e vice-reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), em cerimônia realizada na noite dessa quinta-feira (17), no Teatro Universitário. A sessão solene do Conselho Universitário marcou, simbolicamente, o início do novo período de administração da gestão Inova Mais, eleita para o quadriênio 2016-2020. A solenidade contou com apresentações da Orquestra e do Trio de Cordas da Ufac.

