Ícone do site ContilNet Notícias

Enem: trânsito congestionado, pessoas apressadas, poucos atrasados e clima geral de tranquilidade

Por REGIS PAIVA, DA CONTILNET

As provas do Enem, iniciadas neste sábado, transcorreram em relativa calma/Foto: Reprodução.

As provas do Enem, iniciadas neste sábado, transcorreram em relativa calma/Foto: Regis Paiva.

As provas do Enem, iniciadas neste sábado, transcorreram em relativa calma, com baixo índice de atrasos e abstenção. No domingo tem a segunda parte da seleção

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) iniciou neste sábado em um clima de relativa tranquilidade para os alunos e estresse para pais e motoristas. Enquanto a maior parte dos alunos estava relativamente calma, o trânsito ficou complicado no começo da manhã, mas voltou à calmaria tão logo foram fechados os portões dos locais onde foram aplicadas as provas.

Neste sábado, estão sendo aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, cada com 45 questões. No domingo vão ser as provas de Linguagens e códigos, e matemática, também com 45 questões cada, bem como a redação.

Por volta das 9h o trânsito em Rio Branco ficou congestionado, notadamente nos locais onde havia maior quantidade de candidatos, como na Uninorte. Além disso, havia muita gente chegando à pé ou nos coletivos.

Nas ruas o que se viu foi um festival de manobras proibidas, com conversão em local proibido, parada em meio ao fluxo de veículos e estacionamento em local proibido.

Muita gente chegou cedo e às 9h00 já havia uma pequena aglomeração na frente dos portões, mas com a abertura destes não se verificou tumulto. Faltando cerca de 20 minutos, as primeiras caras assustadas começaram a surgir e os passos eram mais rápidos.

Na Uninorte, onde havia uma grande quantidade de candidatos, houve um pequeno número de atrasados, com as mesmas desculpas de sempre. Contudo, apesar do clima de pesar para quem não conseguiu entrar, não houve maiores problemas, exceto uma meia dúzia à frente dos portões e com olhar de tristeza.

Natanael saiu de casa e correu para tentar chegar no horário, realizando manobras perigosas com a moto/Foto: Regis Paiva.

Para o jovem Natanael Almeida, que alegou ter chegado dentro do horário conforme o relógio dele, não foi possível realizar a prova. Ele afirmou estar o segurança ainda com a corrente e o cadeado nas mãos e empurrando o portão, mas não abriu simplesmente por não querer.

Segundo Natanael, ele saiu de casa e correu para tentar chegar no horário, realizando inclusive várias manobras perigosas com a moto. O jovem disse que infelizmente vai ter de esperar um ano inteiro para tentar novamente a sorte.

Sair da versão mobile