Estudantes acreanos montam miniempresa sustentável e fabricam hortas portáteis

Cada vez mais se fala em sustentabilidade e em ter uma vida mais saudável, em harmonia com a natureza. Ter uma horta em casa está sendo uma opção cada vez mais utilizada por quem procura melhorar a saúde e opta por uma alimentação mais saudável.

Pensando nisso, recentemente os alunos do segundo ano do Ensino Médio no colégio Anglo/AC resolveram participar do Projeto Miniempresa da Junior Achievement Acre, uma Organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo que visa promover a integração entre a classe empresarial e a comunidade escolar, estimulando nas empresas a responsabilidade social e ambiental, nos empresários o voluntariado e nos jovens o espírito empreendedor.

unnamed

Criatividade, cuidado ambiental e visão futurista abastecem projeto Canvas /Foto: Reprodução

Através da parceria, os alunos construíram o Canvas — uma ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes — da Hortalise S.A, uma miniempresa de hortas portáteis. Utilizando como matéria-prima caixotes de feiras, os jovens empreendedores reutilizam o material que muitas vezes são descartados e acumulados na natureza.

Um dos sócios da Hortalise, Gabriel Santos, de apenas 15 anos, explica que os caixotes são a matéria-prima principal para a construção da horta, as peças são lixadas e preparadas e com muita habilidade e se tornam “vasos” de diferentes modelos que vão comportar as hortaliças: “Primeiro tentamos reciclar ao máximo para fazermos o produto, Pegamos o caixote por doação dos mercados, depois pegamos banners que já foram utilizados. As mudas e sementes que usamos também vêm de doação”.

As hortas cultivadas em casa trazem muitos benefícios para a saúde, e para o meio ambiente, além de poder ser utilizada como decoração em espaços como sacada e áreas de serviço, para muitos, a horta se torna um bom passatempo: o momento de dedicação às plantas pode ser muito relaxante e os resultados vistos e aproveitados sem necessidade de muita espera.

Alternativa para criação de hortas é ideia base do projeto /Foto: Reprodução

Engana-se quem acredita que é preciso ter uma casa muito espaçosa para poder cultivar um jardim de hortaliças em casa, é possível ter até mesmo em apartamentos, com criatividade e iluminação as hortaliças costumam se desenvolver muito bem “Nos fabricamos o produto, e pegamos as encomendas, o formato que fazemos é para que a horta seja cultivada tanto em casas quanto apartamentos, nosso público são pessoas que não podem ter hortas comuns nos apartamentos ou condomínios”, esclareceu o jovem empreendedor.

Segundo Gabriel, as hortas que estão sendo fabricadas poderão ser vistas e compradas durante a feira de miniempresas que terá início no dia 12 de novembro, no Via verde Shopping. “Na empresa estão 16 alunos, trabalhamos na escola mesmo e estamos nos preparando para participar de feira de miniempresas. O nosso projeto é grande e queremos levar essa informação para o maior número de pessoas, pois o que visamos é sustentabilidade”.

A ação é fruto de uma competição entre alunos de escolas públicas e privadas de Rio Branco que estão participando do Programa Miniempresa, proposto pelo Junior Achievement Acre, durante 15 semanas, os estudantes se prepararam para produzir diversos produtos. “Mas pretendemos divulgar o produto, essa ideia de ter uma horta prática e sustentável, ter uma vida saudável sem dificuldades. Vai haver essa competição de melhor miniempresa, mas estamos ansiosos para mostrar nosso projeto”, finalizou Gabriel.

PUBLICIDADE