Nesta segunda-feira (21), os moradores da Cidade do Povo, em Rio Branco, tiveram a oportunidade de assistir ao Palhaço Xuxu e seu espetáculo “Silêncio Total – Vem Chegando um Palhaço”, do ator Luiz Carlos Vasconcelos, por meio da programação do Festival ‘Pachamama – Cinema de Fronteira’, que foi realizado na quadra da escola Raimunda Silva Pará, onde também foram exibidos seis filmes da mostra itinerante Cinema nos Bairros.
Os moradores da Cidade do Povo tiveram a oportunidade de assistir ao Palhaço Xuxu/Fotos: Ramon Aquim
Algumas das crianças que vivem no conjunto habitacional, como Cauã Vítor, de apenas oito anos de idade, nunca haviam visto um palhaço de verdade assim tão de perto: “Gostei muito da apresentação do palhaço. Minha parte preferida foi quando ele caiu do monociclo. Não conseguia parar de rir”, afirmou Cauã, que assistiu ao espetáculo e aos filmes exibidos na programação do festival ao lado de sua avó.
Cauã Vítor, de apenas oito anos de idade, nunca tinha visto um palhaço de verdade assim tão de perto/Foto: Ramon Aquim
Outros quatro locais também receberão o projeto ao longo da semana. Nesta terça-feira (22) é a vez dos moradores do bairro Montanhês assistirem aos filmes que fazem parte da mostra, na quarta o pachamama vai até o Aeroporto Velho, na quinta ao Ramal Bom Jesus e encerra a mostra itinerante da sétima edição no bairro Adalberto Sena na sexta-feira (25). Todas as sessões são gratuitas e têm início às 19h.
Confira a Programação desta terça-feira:
O dia se inicia com a continuação da oficina de Fotografia para Cinema, com Pedro Krüger, às 9h, na Filmoteca Acreana. Simultaneamente, será realizada a oficina de Montagem, com o cineasta Renato Vallone, no Sesc Centro. Os cursos são voltados apenas para àqueles que se inscreveram previamente. No mesmo horário, na Livraria Paim, será lançado o livro “Una Estetica Del Encierro: Acerca De Una Perspectiva Del Cine Boliviano”, do autor Sebastian Morales.
A Filmoteca Acreana receberá a Mostra Competitiva de Curtas – Programa 2, a partir das 15h. Na ocasião, serão exibidas as produções “Dos Equis (XX)”, “Intervenção”, “Esta Es Mi Selva”, “Los Barcos”, “Desportivo Espanhol” e “Estado Itinerante”.
Já no Cine Recreio terá a Mostra Índio a partir das 14, com o filme “Tekowe Nhepyrun: A Origem da Alma” e “Londres como uma Aldeia”. A partir das 19h, a sessão especial exibirá a obra “Cinema Novo”. O longa mexicano “Tempestad” encerra o dia dentro da Mostra Identidades, às 21h.
Na Universidade Federal do Acre (Ufac), o jornalista e crítico de Cinema Pedro Butcher ministrará a palestra “Cinema e Jornalismo”, a partir das 19h. Às 21h, a Mostra Competitiva de Longas exibirá o filme “Ejercicios de Memori”, no Anfiteatro Garibaldi Brasil.
Com informações da assessoria.
