
Lourival Marques vai reassumir o mandato de deputado estadual e Jamil Asfury está fora/Foto: Reprodução.
Embolou a questão para o suplente de deputado Jamyl Asfury (PEN). O deputado Lourival Marques (PT), titular do mandato e afastado para assumir a Secretaria de Extensão Agro-florestal e Produção Familiar do Estado do Acre (Seaprof), anunciou na última sexta-feira (18) o retorno à Assembleia Legislativa do Estado (Aleac).
O principal impacto ocorre por conta da perda do foro privilegiado para Asfury, pois como deputado é investigado pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado. O deputado é citado no “escândalo das casas populares” da Secretaria de Habitação do Estado (Sehab).
Conforme revelou o gabinete do deputado Lourival Marques, este havia se licenciado para assumir uma secretaria no Governo do Estado e retorna a Aleac já nesta terça-feira (22) de novembro. “Realizamos uma série de atividades necessárias para o desenvolvimento do setor rural. O Governador Tião Viana nos pediu prioridade em algumas ações que estavam paralisadas”, adiantou o deputado.
Apesar das declarações enviadas pelo gabinete do deputado Marques, os reais motivos do retorno não foram divulgados e nem a portaria de exoneração foi publicado até a manhã desta segunda-feira (21). Agora, o governo do Estado corre para tentar tirar outro deputado do PT para poder acomodar Asfury antes do juiz de primeira instância determinar alguma ação contra o suplente.
As negociações apontam para a nomeação do deputado Jonas Lima (PT) para a Seaprof. Mas esta reforçaria em muito o grupo do deputado federal Sibá Machado, pois a nomeação de Jonas teria de ser “porteira fechada”, com a nomeação de todos os cargos na secretaria.
