Quem mais perdeu com o retorno de Lourival ao parlamento foi o suplente Jamyl Asfury

Tião Viana fez pacto com Temer

Esperneou e não teve jeito, o governador Tião Viana foi a Brasília assinar um pacto com o presidente Michel Temer. E aprontem o bolso, uma dos compromissos é o de Reforma Previdenciária nos Estados.

Referência

Diferente do que a mídia governista faz o povo acreano crer, Tião Viana miou diante do presidente Temer, perdeu a chance de mostrar como as contas do Estado são equilibradas e dar uma aula de boa gestão. Pelo contrário, ficou de pires nas mãos, assinou o pacto, rezou na cartilha do governo federal.

Emenda à Constituição

Os governadores formalizarão uma emenda à proposta de emenda à Constituição (PEC) da Reforma da Previdência que será apresentada pela União. A proposta de ajuste fiscal será elaborada a partir desta quarta-feira (23) pelos secretários da Fazenda em conjunto com a Secretaria do Tesouro Nacional. A previsão é apresentá-la na próxima semana.

Sem critérios I

Se os médicos e profissionais de saúde até hoje procuram saber qual foi o critério para a escolha de Gemil Junior para a secretaria de saúde, imaginem se o deputado Jonas Lima tivesse escolhido essa pasta para, segundo a jogatina do governo, “salvar o suplente de deputado Jamyl Asfury”.

Sem critérios II

Sim, porque pelo o que declarou Jonas, Tião Viana lhe deu carta branca para escolher qualquer que fosse a secretaria. A ordem era manter Jamyl com imunidade parlamentar. Negociação bem semelhante a que vimos recentemente, respeitadas as suas proporções, com relação a Dilma e o Lula.

Sem critérios III

Isso demonstra claramente aquilo que a coluna comentou ontem (22), a gestão de Tião Viana perdeu totalmente o critério técnico, deixou de ser profissional, está baseada apenas na manutenção de uma base que, sabe-se lá a troco de que, diz amém para o Palácio Rio Branco, sem se importar muito com resultados.

Ao Deus-dará

Para quem viu essa gestão fazendo reuniões de avaliação a cada bimestre, com o governador cobrando números, uma gestão de resultados, a coisa está mesmo ao Deus-dará. Salve-se quem puder. Por essas e por outras a reeleição é um processo que deve ser abolido da política brasileira.

Lourival Marques vai reassumir o mandato de deputado estadual e Jamil Asfury está fora/Foto: Reprodução.

Lourival Marques vai reassumir o mandato de deputado estadual e Jamil Asfury está fora/Foto: Reprodução.

Homem simples

Quem mais perdeu com o retorno de Lourival ao parlamento foi o suplente Jamyl Asfury, que pode se complicar, caso seja comprovada a sua participação no caso de venda e distribuição ilegal de casas da secretaria de habitação e interesse social, pasta que ele ocupou. Sem imunidade parlamentar, o pastor é um simples mortal.

Tudo normal

Cel. Ulysses disse no programa Antônio Klemer no Youtube que a sociedade é violenta mesmo, portanto, o que ocorre em Rio Branco é normal, coisa do homem contemporâneo, da sociedade moderna e globalizada.

Fiscalização da BR

Essa história de que o povo tem que fiscalizar os serviços de restauração da BR-364 é puro marketing. Qual o agricultor que entende de engenharia? Quem tem que fiscalizar são as instituições qualificadas para tal, os deputados, senadores, e denunciar os possíveis desmandos para a sociedade. Esse é o caminho das pedras.

Comissões

Aliás a comissão de transportes da Assembleia Legislativa do Acre, em tese, deveria cumprir esse papel. Mas duvido muito, mesmo com os altos índices de violência urbana a comissão de segurança sequer se reuniu para debater sobre o assunto e cobrar providências.

Bom para o Acre

O senador Sérgio Petecão comemorou o pagamento de R$ 774 mil para aquisição de equipamentos de saúde em Cruzeiro do Sul. A verba é proveniente de emenda do senador ao Orçamento da União de 2015 juntos ao Fundo Nacional de Saúde (FNS), do Ministério da Saúde.

Abrangência

Serão adquiridos equipamentos para análises, informatização, limpeza e conservação das unidades: Posto de Saúde da Família Francisca Souza Machado, na Vila Santa Luzia; Posto de Saúde Familiar Raimundo José da Silva, na estrada do Pentecoste, no Belo Jardim; Unidade Básica de Saúde Pentecostes, na BR- 364; Posto de Saúde da Família de Campinas; Unidade Básica de Saúde Euclides Queiros Filho e Unidade de Saúde da Família José Matheus Arnaldo dos Santos, ambas localizadas no Miritizal.

Mais um troféu

Rio Branco receberá nesta quinta-feira, às 8h, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) o certificado do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2015-2016, concedido à Capital do Acre pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no âmbito da Agenda Criança Amazônia.

Dialogando

O prefeito eleito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, realizou um encontro com vários comerciantes e empresários do município. A reunião teve como objetivo partilhar as estratégias da futura administração municipal para estimular o comércio local e aquecer a economia da cidade.

Bem acompanhado

Na ocasião estiveram presentes o deputado estadual Gehlen Diniz (PP), a vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), Adelaide de Fátima Oliveira, o diretor da Fieac, Assur de Mesquita, a empresária Charlene Lima e demais lideranças locais.

 

PT e PCdoB perdem mais uma

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso negou ontem (22) pedido feito por parlamentares para suspender a tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos públicos do país pelos próximos 20 anos, a chamada PEC do Teto dos Gastos. A íntegra da decisão do ministro, bem como os argumentos para a negativa, ainda não foi divulgada.

Autores

O pedido de liminar foi feito no começo deste mês por deputados do PT e do PCdoB. No pedido, os parlamentares argumentam que a PEC 55/2016 “atenta contra a separação dos Poderes, o voto direto, secreto, universal e periódico e os direitos e garantias individuais”. Na interpretação dos autores do pedido, a limitação dos gastos restringirá também a atuação do presidente da República e de deputados e senadores, que serão empossados em 2019, 2023, em 2027, 2031 e 2035.

Maconha

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu ontem os derivados da Cannabis sativa, a maconha, na lista de substâncias psicotrópicas vendidas no Brasil com receita do tipo A, específica para entorpecentes. A norma permite que empresas registrem produtos com  o canabidiol e o tetrahidrocannabinol como princípio ativo, passo necessário para venda de remédios.

PUBLICIDADE