Pimenta: “Petecão, Bittar, Rocha, Bocalom e Vagner querem o Senado”

Água na fervura

Foi bom o esclarecimento do senador Petecão, que afirma não ser candidato ao Governo em 2018. Com essa postura coloca água na fervura de alguns militantes que já plantavam sua candidatura ao governo pelas redes sociais. Petecão não abre mão – e está correto – de sua vaga para reeleição dentro da oposição.

 

Juruá é o caminho

Pelo que a coluna apurou, a rota do Juruá será o caminho dos pré-candidatos ao senado pela oposição nas próximas semanas. Além de Bittar, Tião Bocalom pretende fortalecer as bases em Cruzeiro do Sul e cidades próximas.

 

Reforma

O prefeito Marcus Alexandre já deu avisos a alguns secretários que não farão parte de seu primeiro escalão a partir de janeiro de 2017. Comenta-se nos bastidores de que cargos estratégicos como Obras e Planejamento sofrerão mudanças. Alexandre quer pessoas de extrema confiança e competência no próximo mandato.

Dívidas

O prefeito não gostou nadinha de saber que existe dinheiro em caixa e dívidas com empresários por questões burocráticas. A cabeça de um dos secretários de Marcus Alexandre está sendo solicitada por um grupo de empresários tocadores de pequenas e médias obras.

Jovem e desempregado

No atual contexto de crise econômica, o ingresso no mercado de trabalho está mais complicado para os jovens que têm entre 14 e 24 anos. Para essa faixa-etária, o crescimento do desemprego foi mais acentuado na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o de 2015. O dado é do 61° Boletim Mercado de Trabalho divulgado na terça-feira (8) pelo Instituto Nacional de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo analisa o mercado de trabalho no primeiro semestre deste ano.

Chifre em cabeça de cavalo

E ainda tem parlamentar procurando esclarecimentos para essa onda de violência que toma conta do país. No Acre não é diferente. Longe do mercado do trabalho, o jovem busca no mercado das drogas, dinheiro para satisfazer suas aventuras e sonhos.

Indicativo

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), professora Rosana Nascimento, convocou nesta terça-feira (8) toda a categoria dos professores e servidores administrativos do Estado, principalmente os filiados ao Sintesac, para participarem da greve geral marcada para a próxima sexta-feira (11). A categoria decide se inicia ou não o ano letivo de 2017. O movimento promete ser muito forte.

E agora?

A Petrobras informou nesta terça-feira (8) que decidiu diminuir novamente os preços dos combustíveis nas refinarias para que fiquem mais alinhados com os preços no exterior. A gasolina ficará 3,1% mais barata, em média, e o óleo diesel 10,4%.

Consumidor final

A mudança é no preço das refinarias, o que significa que o preço final para o consumidor pode não cair necessariamente na mesma proporção. Se esse reajuste for repassado ao consumidor integralmente, a gasolina pode cair 1,3%, ou R$ 0,05 por litro, e o diesel 6,6%, ou cerca de R$ 0,20 por litro.

Em plena era digital

Estado ainda utilizar a troca de documentos por meio físico. Afirmou o deputado Jesus Sérgio na Aleac. Ele fez uma indicação ao governo para este passar a utilizar a troca de informações por meio eletrônico, revelou que o uso desse procedimento tem atrasado os tratamentos de saúde para quem necessita de serviço do TFD.

Cá pra nós

E nem precisava fazer nenhuma indicação nesse sentido, em época de tecnologia é um absurdo procedimentos como esses sem o uso digital. Enquanto isso, os pacientes precisam aguardar a ida e vinda dos papéis. Ele solicitou ainda que as pessoas que podem custear a viagem para o tratamento façam apenas se o Estado garantir a vaga no hospital.

Sentados para acordo

Foi realizada durante todo o dia de ontem a primeira audiência de conciliação entre o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, desembargadora Denise Bonfim. Por enquanto, nenhum dos lados arriscou publicar decisão de acordos.

Casas populares

A equipe do governador Tião Viana anuncia tudo na Cidade do Povo. Escolas, Posto de Saúde e outras estruturas, mas a conclusão das casas que é bom nada! Milhares de pessoas correm o risco de viver o drama de uma enchente. Tudo aos olhos dos órgãos controladores e fiscalizadores.

A lista

Ficou por isso mesmo. O governo Tião Viana não divulgou até hoje a lista dos 500 demitidos para ajudar no combate à crise. A quem ele pensa que engana? Somente a ele mesmo, só pode. Sindicatos e federações continuam calados. Engoliram a língua.

fotorcreatedCritério

Como a grande briga é mesmo por duas vagas ao senado, Marcio Bittar tratou logo de colocar regras ao jogo: “Será candidato quem conseguir se viabilizar”. Cinco disputam duas vagas: Petecão pelo PSD, Marcio Bittar e Major Rocha pelo PSDB, Vagner Sales pelo PMDB e Tião Bocalom pelo DEM.

O diálogo com correligionários, militantes e com a sociedade é o caminho para a consolidação de qualquer candidatura. Todos tem razão em colocar nomes, o que não pode ocorrer nessa disputa saudável é a colocação dos interesses individuais acima do projeto maior que é chegar ao Palácio Rio Branco.

PUBLICIDADE