Ícone do site ContilNet Notícias

Pimenta: “Rocha liberou geral, o PSDB agora pode compor com a Frente Popular em Rio Branco”

Por REDAÇÃO CONTILNET

Reprodução

Aumentos

O anúncio da redução do preço dos combustíveis nas refinarias que, em tese, deveria ser repassado ao consumidor, não saiu mesmo do papel. O acreano continua pagando a gasolina mais cara do pais e agora deve desembolsar até R$ 90 pelo preço de uma botija de gás de 13 kg. O que representará o aumento de 9% autorizado pela Petrobras para o gás nosso de cada dia.

Lenha é proibido

Como fazer fogo com lenha é proibido pela legislação ambiental, o carvão passa a ser o produto mais procurado pelo consumidor mais pobre, aquele que não tem condição nenhuma de comprar uma botija de gás de R$ 90. Há quem diga que vai consumir alimentos crus.

Crudismo

Se isso ainda não passou pela sua cabeça, saiba que existe os adeptos do crudivorismo ou crudismo, prática que estimula as pessoas a comerem comida crua. A alimentação crudívora, também chamada de “alimentação viva” (raw food) ou “comida viva” é uma vertente da culinária vegetariana e aposta em uma dieta baseada em brotos, sementes e grãos germinados, castanhas, frutos frescos e secos (hidratados), frutas, verduras e legumes crus.

Sem orçamento

A Lei de Diretrizes Básicas enviada à Câmara Municipal de Rio branco prevê redução de investimentos em todos os setores do município. O prefeito Marcus Alexandre pretende trabalhar com recursos iguais ao de dois anos atrás, em 2015. Como dizia minha avó: “É tempo de vacas magras”.

A trave no olho do outro

O deputado estadual Luiz Gonzaga – orientado pelo colega de partido – o Major Rocha, deveria, como bom espírita que é, se espelhar mais no que ensina o livro de Mateus: “Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás ver com clareza para tirar o cisco do olho de teu irmão”.

Bico mole

Com os dois vereadores do seu partido deliberando com a Frente Popular sobre a Mesa Diretora da Câmara Municipal, Gonzaga passou a se preocupar com o Partido Progressista, do deputado estadual Nicolau Júnior. O tucano não gostou de ouvir algumas verdades ditas pelo parlamentar na última sessão.

Bateu forte

Nicolau, que não costuma usar muito a tribuna, bateu forte quando afirmou, sem citar nomes, que deputados sem nunca terem procurado o DNIT para se informar vivem plantando factoides com relação as obras do Anel Viário das cidades de Epitaciolândia e Brasileia. Denunciou ainda a apropriação indevida do projeto de ligação das cidades isoladas do Juruá, uma ação que é do DNIT.

Conjectura I

Nos bastidores da política entranhada no sangue do acreano, várias conjecturas são lançadas com relação à disputa do Palácio Rio Branco. Uma delas seria a preservação do nome de Marcus Alexandre em relação ao favoritismo, até aqui, de Gladson Cameli (PP). Marcus ficaria dois anos fora do poder e viria como candidato em 2022.

Conjectura II

Comenta-se na cozinha petista que, uma avaliação mais técnica será feita a partir de 2017, para ver até onde a onda Cameli chegará. Aposta-se que o progressista pode desistir da candidatura ao governo por causa da família, ou que ele não sustentaria a dianteira e preferência do eleitorado até 2018.

É candidato

O senador Gladson Cameli tem dito para pessoas próximas que é candidato ao governo. Ele, inclusive, já teria providenciado um estudo socioeconômica de todos os municípios e fechado contrato com marqueteiros. Sinal de que não está brincando com a causa.

Ministro no Acre

Está confirmada a vinda do ministro dos Transportes, Maurício Quintella, a Rondônia e ao Acre dia 18 de novembro. Uma logística está sendo montada para a agenda, que confirmará investimentos de meio bilhão de reais aplicados até 2018. A comitiva que vem de Brasília faz visita técnica às obras da ponte sobre o Rio Madeira, bem como concede entrevista coletiva em Rio Branco e parte para o Juruá.

BR-364

No Juruá será dada ordem de serviços para o Crema da rodovia que liga Cruzeiro do Sul a Rio Branco e também do Anel Viário dos municípios de Brasileia e Epitaciolândia. Por enquanto, não se tem nenhuma notícia de que o Deracre foi retirado do convênio, como anunciara o deputado federal Major Rocha e o deputado estadual Luiz Gonzaga.

Atmosfera

O lançamento das obras estruturantes na região do Juruá, como previsto, mostra que a atmosfera política não está nada favorável ao grupo liderado pelo governador Tião Viana. Essa semana, diante de tantas boas notícias por parte de articulações vinda da oposição, o governador voltou a anunciar obras na Cidade do Povo.

Macabro

O crime organizado segue fazendo suas vítimas com rituais macabro na capital. Mais uma pessoa degolada foi encontrada na estrada de Porto Acre na manhã desta quinta-feira (3). Tudo indica que a execução aconteceu no feriado santo.

Deu na VEJA

Jorge Viana teria pago mais de 3.000 reais em quatro idas a restaurantes. Na mais cara delas, desembolsou 831 reais num banquete do Bistrô D’Amazônia, badalado point gastronômico de Rio Branco.

PCdoB em baixa

Quem diria que o Partido Comunista do Brasil entraria em uma fase de queda ladeira abaixo no Acre. Perpétua Almeida perdeu a eleição para Gladson Cameli, sumiu do mapa e, por último, Edvaldo Magalhães é condenado pelo Tribunal de Contas do Estado. O partido peca em não trabalhar a renovação de seus quadros, afinal, na vida tudo passa.

Deputado Rocha, presidente do PSDB

Mudou o discurso

O deputado federal Major Rocha, que esbraveja nos quatro cantos do Acre que a oposição tem que ser “verdadeira”, mudou o discurso. Comentou que o vereador Clezio Moreira tem todo o direito de pleitear cargo junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Branco. Quem ti viu e quem te vê! Em outras palavras, Rocha liberou geral, agora o PSDB pode compor com a Frente Popular.

Conspiração?

Quem será que Sibá Machado culpará pela oitiva dele à Justiça Federal na próxima terça-feira (8). O secretário de Desenvolvimento Florestal do Acre e ex-líder do PT na Câmara dos Deputados, Sibá Machado, será ouvido pelo juiz Sérgio Moro. A audiência está relacionada à investigação sobre desvios na licitação para a reforma do Cenpes, centro de pesquisa da Petrobras. O processo é resultado da 31ª etapa da Lava Jato, denominada Operação Abismo. A informação é da revista Época.

Passagens mais baratas

Amornou no debate político a ideia de baratear as passagens aéreas do Acre para o resto do país. Não se vê mais nem Jorge Viana falando sobre o assunto. Entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, a coisa ficou apenas na redução do ICMS para a compra do querosene. Pobre Acre!

Promoções

O consumidor acreano que gosta de viajar não tem direito nem as promoções frequentes feitas pelas companhias aéreas. Ou se economiza cada centavo para se locomover com mais qualidade, ou do contrário, pega a estrada.

 

Sair da versão mobile