Ícone do site ContilNet Notícias

Senador Jorge Viana auxilia no enfrentamento do problema dos moradores de rua

Por ASCOM JV

O senador Jorge Viana aproveitou a manhã da segunda-feira, em Rio Branco, para cumprir agenda de trabalho. O senador esteve na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, onde esteve reunido com a secretária, Dora Araújo; com o Secretário Estadual de Direitos Humanos, Nilson Mourão; e com a equipe da área social. O senador se mostrou bastante preocupado com a situação dos moradores de rua na cidade.

Senador Jorge Viana ESTEVE NA Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social/Foto: Ascom JV

Durante o encontro, o vice-presidente do Senado Federal, procurou se informar sobre a grave situação das 222 pessoas que, atualmente, estão em situação de rua na capital acreana. Esse é o quadro no momento, que tende a se agravar. Recentemente, Jorge Viana viabilizou uma parceria com a embaixada de Taiwan, que proporcionou a aquisição de um veiculo e de equipamentos para auxiliar no trabalho feito pelos servidores da área social.

Entretanto, o parlamentar sabe que muito precisa ser feito ainda para mudar nessa gravíssima situação: “Essa é uma situação muito delicada, o trabalho que é feito pela equipe do estado e da prefeitura é um trabalho heroico. Muitas dessas pessoas, que precisam ser ajudadas, já desistiram até delas mesmas. Muitas delas são dependentes de drogas e a qualquer momento podem, por exemplo, cometer um crime. Essa é uma situação gravíssima! Como alguém que tem um mandato, é minha obrigação procurar ajudar nesse problema tão delicado. E é isso que sempre procuro fazer”, declarou o senador.

Outra ideia que foi defendida por Jorge Viana, durante a reunião, foi a necessidade de se buscar o trabalho voluntário, para auxilio no problema dos moradores de rua: “Podemos chamar as pessoas, explicar a importância disso. Temos jovens nas faculdades, que estão se formando em psicologia e outros cursos da área. Isso pode ser uma ajuda muito bem vinda, para os dois lados, pois tenho certeza que esses futuros profissionais teriam uma experiência importante e inesquecível”, opinou Viana.

A Secretária Municipal de Assistência Social atende, ao todo, 1.000 famílias anualmente. Não apenas em situação de rua, mas em vários outros tipos de dificuldades sociais. Após tomar conhecimento dos detalhes, Jorge Viana se prontificou a buscar, através de seu mandato, e de sua experiência em Brasília, parcerias e projetos que possam auxiliar no atendimento às áreas sociais no Acre.

Para Dora Araújo, Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, a reunião com o senador Jorge Viana foi fundamental: “Pra nós a vinda dele aqui foi importante demais. Ele sempre nos ajudou, articulou recentemente apoio da embaixada de Taiwan e, pra gente, é muito importante, pois ele tem muita sensibilidade em relação aos problemas que enfrentamos com os moradores de rua. Fazemos um atendimento muito complexo e, hoje, a tendência é aumentar o numero de moradores de rua. E o senador conhece e sempre nos ajuda muito diante desse grande desafio”.

Com o prefeito Marcus Alexandre

Após o encontro com os servidores da área social, Jorge Viana foi ao encontro do prefeito Marcus Alexandre, onde também relatou sua preocupação com a questão dos moradores de rua. O prefeito que tem trabalhado muito nessa área, principalmente, com o funcionamento de oito casas de acolhimento, agradeceu o apoio do senador.

Em seguida o prefeito e o senador Jorge Viana trabalharam na agenda que deverão cumprir em Brasília, na quarta feira, visando à captação de recursos para ações essenciais no município de Rio Branco. O senador, já agendou e deverá acompanhar o prefeito Marcus Alexandre em reuniões no Ministério da Defesa (Projeto Calha Norte), na ANATEL e no Ministério do Esporte. Afinal, nesse tempo de grave crise econômica em que vivemos, é preciso muito trabalho e articulação política para garantir a continuidade de ações em andamento, para o que o senador Jorge Viana tem se desdobrado para ajudar, não só nossa capital, mas todos os municípios acreanos.

Sair da versão mobile