
Presidente do Sinteac, Rosana Nascimento /Foto: ContilNet
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), professora Rosana Nascimento, convocou nesta terça-feira (8) toda a categoria dos professores e servidores administrativos do Estado, principalmente os filiados ao Sintesac, para participarem da greve geral marcada para a próxima sexta-feira (11).
No mesmo dia, os professores realizarão uma Assembleia Geral (AG) para decidir se o inicial o ano letivo de 2017. A paralisação do dia 11 terá início com uma concentração às 7h no terminal urbano do centro da cidade. Todos os servidores públicos, em especial, e os trabalhadores em geral, estão convidados a participarem.
Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira (8), a professora Rosana chamou a atenção inicialmente para a necessidade dos filiados ao Sinteac se pronunciarem a respeito da propostas de alteração nas leis do pais, as quais tem efeitos diretos sobre os trabalhadores, principalmente os do setor público.
Rosana destacou ainda para os problemas que afetam diretamente a categoria dos professores, como as Propostas de Emendas Constitucionais 241, que congela investimentos por 20 anos. PEC 257, que trata do refinanciamento das dívidas dos estados. A PLP 51/550, extingue a multa sobre o FGTS, PL 948/7549 prepara o calote nos direitos do trabalhador; PLC 30/2015 trata da terceirização dos serviços públicos e PL 4193/2012, que prevê o fim de alguns direitos trabalhistas.
A presidente do Sinteac aproveitou a entrevista para convocar a todos os trabalhadores em Educação para uma AG marcada para o mesmo dia 9/11, às 17h, na quadra do Colégio Estadual Barão do Rio Branco (Cebrb), antigo Cerb. Durante a assembleia, a categoria decidirá se inicia ou não o ano letivo, caso o Governo não aprove o reajuste salarial. A presidente do Sinteac pretende esclarecer ainda sobre a disputa entre Sinteac e Simproacre.
