Discursos calorosos
Hoje a Câmara Municipal deve se pautar pelo assalto à casa da vereadora Lene Petecão (PSD). É sempre assim, quando algum colega sofre violência tem discursos calorosos na tribuna e cobranças de políticas públicas nas áreas de Educação e Segurança.
Nada além
Como canta Gal Costa, composição de Custódio de Mesquita e Mario Lago: “Nada além, nada além de uma ilusão.” Tudo não passa de tubo de ensaio, na prática, neste ano de eleições e comprovadamente aumento nos índices de violência, os vereadores não conseguiram fazer sequer uma audiência pública sobre o tema. E ainda tem gente reclamando porque perdeu as eleições.
Tapetão
O clima é de verdadeira insegurança em Cruzeiro do Sul. Está ficando para os 45 do Segundo Tempo a decisão se teremos ou não novas eleições na segunda maior cidade do Acre. A juíza Adamarcia Machado ouviu cinco pessoas, entre acusados e testemunhas, e decidiu que só irá prolatar a sentença depois de receber um laudo pericial, produzido pela Polícia Federal, no áudio que a acusação apresentou como principal prova para pedir a cassação de Ilderlei Cordeiro.
O terno
Com isso o terno novo que Ilderlei trouxe de Brasília, onde andou como prefeito eleito pedindo recursos para sua gestão, vai ficando com aquele cheiro de guardado de tanto esperar.
Não é esperado
Quem também não é esperado nesse palanque é o deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB) que andou falando um monte de mentiras com relação à parceria do governo do Acre com o DNIT na execução das obras do Anel Viário do Alto Acre. Mas há quem aposte que o tucano vai puxado pelo deputado federal Major Rocha.
Leitor pautando
Um internauta que acompanha a coluna escreve afirmando que a beira do lago da Universidade Federal do Acre, está sem lei. Segundo o acadêmico, usuários de drogas são os maiores frequentadores do espaço. Atenção no caso, Minoro.
Bolsa família
O TRE do Acre precisa esclarecer e trazer à baila os nomes dos eleitores que pertencem ao programa Bolsa Família e que realizaram doação de campanha acima do que é permitido por lei. Para realizar o pente-fino, o governo cruzou informações do Cadastro Único para Programas Sociais, que contêm os inscritos no Bolsa Família, com dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Sistema de Controle de Óbitos (Sisobi), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) e Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
Migraram de classe?
A pergunta que todos fazem é se esses eleitores migraram da classe de extrema pobreza para C ou D. Ou se na verdade, nunca precisaram receber tal benefício. É um fato que merece a maior atenção e que rende uma boa matéria investigativa. Quem são, onde estão, o que fazem? Para quem doaram recursos?
Pente fino
O governo anunciou que, a partir de agora, o pente-fino nos benefícios do Bolsa Família ocorrerá todos os meses. Outra novidade é que a análise de possíveis irregularidades será prévia à concessão de novos benefícios. Segundo Osmar Terra, ainda este mês, o governo deve anunciar um programa de inclusão produtiva, destinado a auxiliar a inclusão da população assistida pelo Bolsa Família na atividade econômica.
Ar condicionado
Moradores da cidade de Assis Brasil, na tri-fronteira Brasil, Peru, Bolívia, reclamam que o ônibus rodoviário que faz a linha circula sem ar-condicionado. Imaginem vocês o que é andar cerca de quase 300 km no calor intenso de nossa Amazônia. Alô, Ageac!
Fim da mamata!
Dizem que a chegada de Thiago Caetano no DNIT acabou com esquemas entre empreiteiras e representantes. Talvez por isso, Caetano esteja enfrentando dificuldades para permanecer à frente do cargo. Já tentaram até lhe rotular como petista de carteirinha, mas ele é funcionário de carreira.
E agora, petezada?
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato na primeira instância, deferiu o pedido da defesa do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para que o presidente Michel Temer e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sejam testemunhas do ex-parlamentar.
Despacho
No despacho, Moro diz que Temer poderá optar por ser ouvido em audiência ou responder às questões do tribunal por escrito, conforme prevê o Código Processual Penal. De acordo com o artigo 221 do código, o presidente da República, ministros e outras autoridades podem marcar previamente local da audiência ou responder aos questionamentos por escrito. Já o ex-presidente Lula deverá ser ouvido na Justiça Federal de São Bernardo do Campo, em São Paulo, cidade onde mora. O prazo indicado por Moro é de 30 dias, “preferencialmente por videoconferência”.
Não procede a informação que circula nas redes sociais de que o governador Tião Viana não foi convidado para o ato de assinatura da ordem de serviço da BR-364, confirmado para o próximo dia 18, em Cruzeiro do Sul. Tião e Confúcio Moura – este último governador de Rondônia – receberam convites do Ministério dos Transportes.
Tião Viana não será inconveniente em subir em um palanque minado de oposicionistas. Como bom médico, sabe que seria adrenalina pura cumprir tal agenda no Juruá. Além do mais sabendo que um dos anfitriões dessa festa é o senador Gladson Cameli, do PP. Ambos não se cruzam no mesmo caminho há tempos.
