Ícone do site ContilNet Notícias

“A verdade foi nosso caminho até aqui, honrarei a memória do meu pai”, diz Marcus Alexandre

Por RÉGIS PAIVA, DA CONTILNET

Enfim a eleição de 2016 chegou ao seu término, ao menos para os 17 vereadores e para a dupla Marcus Alexandre e Socorro Neri. Com a diplomação dos eleitos ocorrida na tarde desta segunda-feira (19) no teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), resta somente tomar posse primeiro dia de 2017.

Comandada pela juíza Zenair Ferreira Bueno, da 1ª Zona Eleitoral de Rio Branco, a cerimônia foi aberta com uma apresentação da Orquestra de Câmara e do Coral da Ufac, que regidos pelo maestro Romualdo Medeiros interpretaram uma peça de música clássica para o espanto de alguns presentes, não acostumados a este tipo de música.

Logo após o número musical, foi composta a mesa da Sessão Solene para diplomação dos candidatos eleitos. Além da juíza Zenair Ferreira, também participaram a desembargadora Waldirene Cordeiro, a vice-governadora Nazareth Araújo, o prefeito de Rio Branco, Marcos Alexandre, o presidente da Aleac, Ney Amorim, o presidente da Câmara de Vereadores, Artêmio Costa, o promotor eleitoral da 1ª zona, Admilson Oliveira e Silva, bem como o reitor da Ufac, Minoru Kimpara.

Prefeito reeleito recebeu o diploma ao lado da família /Foto: ASCOM PMRB

Juíza destaca a importância do judiciário

Além das pessoas que compuseram a mesa, na plateia havia todo o tipo de assessores e alguns políticos com mandato, como o senador Jorge Viana e o deputado federal Raimundo Angelim. Os deputados estaduais Heitor Júnior e Raimundinho da Saúde estavam acompanhando parentes eleitos vereadores.

A juíza Zenair Bueno abriu os trabalhos com um breve discurso, cujo principal destaque ficou por conta de uma reclamação para a lei de crime de responsabilidade para os membros do MP e do judiciário. A magistrada destacou o fato de somente um parlamentar ter votado contra a proposta e outro tendo voltado atrás posteriormente. A juíza foi aplaudida de pé, mas apenas por um pequeno grupo de juízes presentes.

Vereadores diplomados

Logo a seguir o cerimonial do evento passou a chamar nominalmente os 17 vereadores, começado pelo vereador Antônio Lira. Em seguida foram convocados os sete primeiros e os sete segundos suplentes das coligações para receberem seus diplomas.

Os novos parlamentares municipais foram representados pelo vereador mais votado, Roberto Duarte (PMDB), encarregado do discurso protocolar em nome dos eleitos. Emocionado e com a voz embargada, Roberto dedicou a diplomação e a eleição ao pai, Roberto, e ao tio, Rui.

Marcus prometeu manter uma relação de respeito e companheirismo com a Câmara Municipal /Foto: ASCOM PMRB

Prefeito reeleito discursa pela primeira vez

Após a manifestação do vereador mais votado, foi realizada a diplomação do prefeito reeleito Marcus Alexandre (PT) e de sua vide, Socorro Neri (PSB). Marcus Alexandre fez questão de ser acompanhado pela família. Em seu discurso, agora com prefeito diplomado, Alexandre agradeceu aos 15 partidos integrantes de Frente Popular e também à militância de cada um deles, destacando ainda a participação da vice, Socorro Neri, sem esquecer da equipe que o apoiou durante o primeiro mandato. Ele salientou também o trabalho de todos os dirigentes partidários e garantiu que todos os partidos terão voz na nova gestão.

“A verdade foi o nosso caminho nesta jornada. Este diploma é um passaporte para o trabalho. E vamos manter uma relação cordial com câmara. Esperamos uma relação de qualidade com os vereadores”, destacou.

Marcus Alexandre e Socorro Neri comemoram obstáculos vencidos até a vitória /Foto: ASCOM PMRB

O prefeito salientou os avanços na Educação e que pretender ampliar os investimentos nessa área, mas sem descuidar dos demais setores, como a saúde: “Por isso agradeço aos nossos parlamentares federais pelo apoio recebido”.

“Enfrentamos muitas mentiras nessa campanha. Foi um momento difícil para nós, e sei da vontade de meu pai em estar aqui. Mas sei que eleição se ganha ou perde, mas a honra não. Sempre vou honrar a memória do meu pai”, afirmou. Citando uma passagem bíblica sobre o bom combate, o prefeito encerrou sua fala.

Sair da versão mobile