A situação irregular da diretoria do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap) parece estar chegando ao fim. Um grupo de 100 agentes penitenciários (Agepens) reuniu-se na sede do Sinteac em Assembleia Geral e decidiu pelo afastamento da diretoria e a convocação de novas eleições.
Os Agepens tiveram o cuidado de obter o número regimental superior a 33% dos filiados, atingindo mais de 50%, e realizado as devidas publicações de chamamento para a Assebleia Geral (AG). A deliberação foi pelo afastamento dos dirigentes atuais, formação de junta Governativa e a formação de nova Comissão Eleitoral para as eleições da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do triênio 2016/2019.
A eleição de 2016 deveria ter ocorrido no mês de junho/Foto: ContilNet
A nova composição do sindicato definida na forma de gestão provisória será composta por Evangelista (presidência), Bessa (tesoureiro) e Nogueira (secretário). Também foi instituída a comissão eleitoral para o próximo pleito, composta pelos servidores Ramalho e S. Cruz.
O mandato da atual diretoria do Sindap expirou há seis meses sem decisão do caso na Justiça. A eleição de 2016 deveria ter ocorrido no mês de junho, mas não teve o encaminhamento correto e foi impedida de prosseguir por liminar proferida na 3ª Vara Cível.
Desde então a briga judicial vem se estendendo a passos lentos, enquanto o presidente insiste em não deixar a gestão do sindicato e nem mesmo ser submetido ao voto da categoria. Por isso, conforme previsão estatutária, os próprios sindicalizados resolveram convocar Assembléia Geral Extraordinária para deliberar sobre o afastamento dos dirigentes atuais.
