Tão logo foi finalizada a chamada nominal que reconduziu a atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para um nono biênio à frente da casa no começo da tarde desta quarta-feira (14), o presidente Ney Amorim deu um rápido discurso agradecendo aos pares pela recondução. A eleição de Amorim foi unânime entre os 23 deputados presentes, sendo que o deputado Luiz Gonzaga (PSDB), em viagem, fez questão de enviar um e-mail apoiando a recondução.
Ney iniciou o discurso agradecendo os movimentos dos deputados que, no começo das ações para a composição da Mesa Diretora apresentaram os nomes para os diversos cargos, principalmente a primeira vice-presidência e a primeira-secretaria. Com o passar do tempo, cada um dos pré-candidatos retirou suas postulações e garantiram a unidade em prol do parlamento. Ney considerou ser uma atitude nobre de cada um deles ao retirarem as candidaturas, entendendo não ser um momento de disputa interna.
Deputados durante a votação que reconduziu Ney Amorim à presidência da Aleac /Foto: Assessoria
“A Aleac está unida para prestar um bom serviço para a sociedade e para trabalhar para o povo. Por isso, entendemos que discussões sucessórias em momento tão complexo quanto este implicariam em desperdiçar o tempo por coisas não tão relevantes”, disse Ney.
Mas Ney Amorim também destacou que, se a Mesa Diretora da Aleac fez um bom trabalho e correspondeu com a expectativa dos parlamentares, isso foi graças ao apoio e respaldo recebido de cada um. Ele afirmou nunca ter deixado para discutir qualquer assunto nos gabinetes, mas sempre o fazendo de forma democrática, coletiva e colegiada: “Podemos ter errado em algum momento, mas sempre trabalhamos juntos. Se temos de acertar ou errar, isso será com união”.
Outro ponto ressaltado pelo presidente foi a Mesa Diretora não se meter nas discussões de plenário, buscando sempre a imparcialidade: “Afinal, existe uma base legítima para fazer a defesa do governo e um oposição qualificada e combativa.Um parlamento sem enfrentamento, a divergência e o embate não é um parlamento. Para isso estamos aqui e eu agradeço aos dois, situação e oposição”.
Ney foi elogiado por seus pares, pela maneira como conduz o debate entre as bancadas /Foto: Reprodução
“Agradeço o apoio recebido e posso apenas prometer mais empenho e dedicação nos próximos dois anos para podermos fazer um mandato ainda melhor. E digo para a base governamental que quando olho para o Legislativo, vejo a todos os 24 deputados, onde me incluo. E prometo continuar assim nos próximos dois anos”.
Ney Amorim complementou agradecendo ao partido dele, PT, pelo convite feito há dois anos, a bancada do partido na Aleac e ao governador Tião Viana. Sobre este, Amorim destacou: “O Executivo nunca se meteu nas questões internas do Legislativo, desde o primeiro debate para a composição da mesa. O governador me disse, em um café, que a Aleac é um poder independente e como tal deveria ser tratado”.
Conforme relatou o presidente do Legislativo, nesta eleição o governador sequer foi comunicado do adiantamento da data e da recondução dos membros da atual presidência, tendo todas as decisões sido tomadas internamente pelos 24 deputados.
“Estou muito honrado em poder continuar à frente dos trabalhos. Agradeço de forma humilde e vou me esforçar para honrar a cada um. Vou aproveitar o período de férias para planejar as ações para o próximo biênio. Encerro a minha fala desejando um bom recesso a todos”, concluiu.

