Artigo: A popularidade é o pior problema de Lula

Advogado Edinei Muniz

Lula poderá ser preso. O quadro criminal do ex-presidente é de piora sistemática, progressiva e à caminho da irreversibilidade.

Tudo indica que lhe restará apenas a defesa meramente protelatória. Não creio em prisão preventiva. Talvez consiga ir segurando o trânsito em julgado, mas precisará sair da cena política.

Fosse advogado dele já teria sugerido uma declaração de que não pretende mais disputar eleições. Não resolveria, mas distensionaria bastante.

Que Moro irá condená-lo é favas contadas, mas Lula não deverá ser preso de imediato. A regra, não absoluta, mas dominante, é aguardou o julgamento solto recorre solto.

Não creio que Moro imponha, em primeiro grau, os efeitos imediatos da condenação a um ex-presidente, ainda que seja o Lula. Não seria recomendável.

Lula irá recorrer ao TRF em liberdade. Essa é a tendência. Mas se continuar jogando lenha na fogueira, a imprensa irá conseguir antecipar o julgamento dos recursos.

Agora, se der motivo para uma preventiva terá que aguardar o julgamento dos recursos preso. Se começar a se articular para atrapalhar as investigações, ou tentar sair do país, a preventiva poderá vir, mas isso exigiria fatos robustos.

Insistir em sobrevida política é pura ilusão. Lula é morto para a política. A popularidade é hoje seu pior problema, posto que atua como impulso para a correria processual em direção à inelegibilidade.

Lula precisa apenas cair na real.

Edinei Muniz é professor e advogado

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost