20 de abril de 2024

Colunista elege Marcus, Jéssica e Petecão como os melhores políticos de 2016

Hora de escolher

Vamos destacar os melhores políticos dentro de suas respectivas áreas de atuação. A opinião é restrita da coluna e não foi realizada por meio de pesquisa, mas pelos comentários e informações que obtivemos ao longo do ano. Nosso critério é definir nomes sem ordem de escolha e deixar para nosso leitor faz suas eventuais críticas.

Somente os três

Começando pela Câmara de vereadores de Rio Branco, escolhemos os vereadores Rabelo Gomes (PP), Lene Petecão (PSD) e Marcelo Jucá (PSB) como os mais atuantes dessa legislatura. Os parlamentares foram juntos os que mais apresentaram ações de trabalho junto ao legislativo municipal da Capital.

Pulso firme, mas atenta a realidade

No judiciário, consideramos a juíza Luana Campos como uma das magistradas que mais foi destaque na mídia e fez intervenções importantes para que se houvesse ordem e melhor segurança no presídio Francisco de Oliveira Conde. Além é claro de pontuar medidas essenciais para garantir a resocialização de presos.

Desembargadora Cezarinete Angelim /Foto: Reprodução

Organizada e determinada

A desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Maria Cezarinete Angelim, também se encontra nos destaque registrados este ano pelo judiciário com sua atuação. Foi a única que não participou do julgamento que autorizou o governo do Acre a receber 70% dos recursos de depósitos judiciais. Cezarinete foi impedida de presidir a corte no julgamento especifico por ação impetrada pelo governo. Mas sua gestão vem sendo marcada por ações e obras importantes para a garantia dos serviços da justiça cheguem à população. No início deste mês, a presidente entregou a 23º unidade do TJAC.

Jornalista Wesley Moraes /Foto: Reprodução

O menino de ouro da TV

No jornalismo não podemos deixar de elogiar o grande trabalho que o apresentador do Balanço Geral na TV Gazeta, Wesley Morais, vem realizando. Sempre de forma irreverente com notícias quentinhas acordando todos os acreanos bem cedo, o jovem tem atraído ainda mais telespectadores para o seu programa.

Entusiasta do esporte

O jornalista Jairo Barbosa não poderia ficar de fora dessa escolha este ano. O conceituado profissional da imprensa acreana que fez diversas reportagens para o Fantástico e outros programas de jornalismo da Rede Globo foi escolhido em 2016 por se transformar no entusiasta do esporte da imprensa. Liderando diversos eventos, Jairo conseguiu promover diversos jogos junto aos colegas da imprensa. Isso tem unido os profissionais em vários momentos, como foi na solidariedade que fizeram ao médico da Chapecoense, Márcio Beste Khoury.

Sem eles o debate não teria existido

Na Assembleia Legislativa (Aleac) escolhemos quatro parlamentares que foram essenciais nas discussões na Casa. A deputada Eliane Sinhasique (PMDB), Luiz Gonzaga (PSDB), Jairo Carvalho (PSD) e Daniel Zen (PT) foram primordiais para as principais manchetes de jornais envolvendo a Aleac. Os quatro mencionados estiverem sempre presentes nos debates dentro de reivindicações junto ao Governo do Estado, assim como propondo ações concretas que poderiam ser estabelecidas para a melhoria da sociedade acreana.

Os melhores prefeitos

Entre os gestores municipais, sem sombra de dúvidas, a coluna escolhe os prefeitos Vagner Sales (PMDB), de Cruzeiro do Sul, Zezinho Barbary (PMDB), de Porto Walter, e Marcus Alexandre (PT), de Rio Branco. Os administradores da Capital e da segunda maior cidade do Estado deixaram seu legados à frente do comando da máquina pública. Um se reelegeu e o outro fez com folga seu sucessor.

Deputada federal Jéssica Sales /Foto: Reprodução

As duas revelações da Câmara Federal

No Congresso Nacional tivemos duas grandes revelações na Câmara Federal. A deputada Jéssica Sales (PMDB) e deputado Major Rocha (PSDB) foram destaques legislativos e tiveram melhor relação com os ministros do Governo Michel Temer. Rocha, além de ter conseguido liberar recursos para as prefeituras se tornou o vice-líder do governo Temer. Jéssica, a parlamentar que vem liberando emendas juntos aos ministérios para os municípios acreanos, vem ganhando a simpatia popular aonde chega ao Estado.

O imposto sindical garantiu que se sobressaísse

A disputa no Senado Federal não tem muito que escolher, já que o senador Sérgio Petecão (PSD) se sobressaiu em relação aos senadores Jorge Viana (PT) e Gladson Cameli (PP). Petecão foi o senador acreano que mais conseguiu liberar emendas parlamentares, propôs projetos e vem travando uma ‘briga’ com as grandes centrais sindicais do país. O senador quer acabar não com o imposto sindical, mas com a obrigatoriedade do imposto ser pago pelos trabalhadores.

O homem dos títulos definitivos

No governo do Estado escolhemos o diretor presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo, o Nil. Começou o segundo mandato do governador Tião Viana (PT) como secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e depois voltou para o Instituto de Terras do Acre (Iteracre), onde fez uma ótima gestão no primeiro mandato de Tião. Sua volta à pasta se deu pelas baixas ações que órgãos estava desempenhando. A frente do Iteracre, Nil já mudou a forma de ações e várias entregas de títulos definitivos estão sendo agendadas para o próximo ano.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost