ContilNet Notícias

Delegado da PF diz: “Foi dado um duro golpe no comando das facções criminosas do Acre”

Por RÉGIS PAIVA, DA CONTILNET

O resultado da ‘Operação Hidra’ da Polícia Federal (PF) foi a prisão de 50 pessoas, das quais um é agente penitenciário, além de três carros, uma motocicleta, uma arma e R$ 25 mil em dinheiro vivo apreendidos. O delegado responsável pelo caso disse ter sido um duro golpe no comando das facções criminosas com atuação no Acre, tendo a operação atingido todas as três conhecidas: Comando Vermelho, PCC e Bonde dos 13.

deleg-pf-chang-6

Superintendente da PF no Acre, delegado Chang Fan

Segundo o superintendente da PF no Acre, delegado Chang Fan, a operação teve por objetivo atingir as facções organizadas que promoveram os ataques recentes no Estado. Chang revelou estar a PF monitorando as ações desde os primeiros ataques, inclusive com a troca de informações com os órgãos de segurança locais.

“O combate ao tráfico é atribuição constitucional da PF. Na investigação verificamos que as facções criminosas e os presos de Rio Branco estavam envolvidos em vários crimes. Após intensa investigação deflagramos a Operação Hidra. Foi caracterizada a materialidade, a autoria e responsabilidade dos acusados”, informou.

Chang revelou que as investigações da PF, em conjunto com a polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, além do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), conseguiram impedir outros ataques. O superintendente destacou o apoio do Iapen na prisão do agente penitenciário (Agepen). “Esse servidor contribuía com as facções levando armas e celulares”, destacou.

O superintendente destacou que, devido à grande quantidade de mandados e o risco, houve a necessidade de apoio de policiais de outros Estados, com apoio da aviação e do Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal.

Ação atingiu o comando das três facções que atuam no Acre

O delegado Daniel Cola, chefe da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado, afirmou estarem os presos envolvidos em diversos crimes apurados em mais de um ano: roubo, homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, latrocínio, porte ilegal de armas, corrupção ativa e passiva, entre outros: “Os mandados atingem as três facções, as quais sofreram um duro golpe com a resposta das instituições. Boa parte dos líderes foram identificados e estão presos”.

Devido à grande quantidade de mandados e o risco da operação, houve a necessidade de apoio de policiais de outros Estados

“Neste período de investigação foram apreendidas três armas e 10 kg de drogas, além disso um laboratório de drogas foi desarticulado. Do total de 52 mandados de prisão, só dois não foram cumpridos. Mas foram apreendidos ainda três carros, uma moto, R$ 25 mil em dinheiro e um revólver”, disse o chefe das investigações.

O delegado também destacou o apoio das Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e do Iapen, com que teria havido a troca de informações. “Alguns dos presos já estavam no presídio e são os líderes das facções, bem como outros de menor status. Alguns são presos do regime semiaberto e outros do fechado”.

Sobre o Agepen preso, o delegado Cola informou pesar sobre ele a suspeita de facilitar a entrada de celulares e armas de fogo nos presídios. “No momento não podemos falar muito por conta do sigilo e para não prejudicar a investigação em andamento, mas será apurado desde quando ele estaria praticando esses atos. Ele ainda sserá ouvido. Sobre outros servidores estarem envolvidos, isso está sendo apurado”, complementou.

Sair da versão mobile