1 – CHEVROLET CLASSIC
Após 21 anos ininterruptos de produção, a Chevrolet encerrou a montagem do Classic no Brasil. O modelo, que também já foi chamado de Corsa Sedan durante esse período de fabricação, tem cerca de 5 mil unidades em estoque.
Pelo número de vendas dos últimos dois meses, a quantidade que ainda há no pátio da fábrica, servirá para abastecer o mercado por mais dois meses com o sedã que custa R$ 32.670, com ar-condicionado vai a R$ 33.670. O fim do sedã compacto vem ao encontro do lançamento do Prisma Joy, nova versão de entrada e que mantém o visual antigo.
2 – FIAT IDEA
Lançado no Brasil em 2005, o Fiat Idea passou por reestilização em 2010 e não tem novidades desde 2014, quando ganhou a série Sublime, apenas o pacote opcional Extreme para o Idea Adventure, oferecido desde o ano passado. Os preços do modelo variam hoje entre R$ 53.050 para a versão Attractive 1.4 e R$ 64.610 para a versão Adventure 1.8.
3 – RENAULT CLIO
O compacto chegou ao Brasil em 1999, apenas um ano após seu lançamento na Europa. Caracterizava-se pelo desenho simpático e bom acabamento. O hatch da Renault sai de cena para ser substituído pelo Kwid.
4 – GEELY EC7
Em nota oficial, a marca chinesa disse que houve comum acordo entre a operação brasileira e a matriz para que as operações fossem interrompidas. Os motivos, de acordo com o comunicado, “são o dólar, a fraca demanda [e a] impossibilidade de trazer outros modelos fora da quota [de importação]”.
5 – FIAT LINEA
De acordo com concessionárias, o modelo não está mais sendo fabricado e comercializado no país, deixando para o Grand Siena o cargo de único sedã disponível na linha Fiat.
6 – GEELY GC2
Outro veículo da chinesa Geely, o GC2 era o segundo carro mais barato do Brasil, vendido por R$ 29,9 mil. Perdia apenas para o Fiat Palio Fire, de R$ 29.160, os únicos dois modelos que custavam menos de R$ 30 mil.
7 – FIAT SIENA EL
o Siena EL, que mantém a mesma plataforma de 1997 e, de lá para, cá passou por duas reestilizações, sendo que a carroceria atual é a mesma de 2007. A versão EL chegou em 2010 e em 2013 ganhou novo para-choque dianteiro.
8 – FIAT UNO VIVACE
O modelo será descontinuado devido ao baixo número de vendas.
9 – PEUGEOT RCZ
O fim do RCZ já era esperado. Fabricado sobre a plataforma do 308, o cupê com ar esportivo nunca foi bom de venda na Europa, onde deveria roubar clientes do Audi TT.
10 – FIAT PALIO FIRE
Após 20 anos de vendas, o velho Fiat Palio se aposentou em 2016. E não só o hatch, hoje vendido com o sobrenome Fire, mas toda a família, que incluí o sedã Siena EL, a perua Weekend, a minivan Idea e a multivan/furgão Dobló.