Não vai ter aumento!
Os vereadores de Rio Branco colocaram um ponto final na história de aumento de salários deles, de prefeitos e secretários municipais. Em sua versão oficial, o presidente da Casa, vereador Artêmio (PSB) afirma que a medida deverá servir de exemplo para outros gestores. Que pena que ela chegou tarde, quando quase todas as Câmaras decidiram pelos aumentos.
Nada muda
O apelo da presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheira Naluh Gouveia, para que vereadores revejam os aumentos de salários para eles, prefeitos e secretários, não vai passar de aparição midiática. No frigir dos ovos quem aprova as contas são os vereadores, até as do prefeito, mesmo depois da decisão dos conselheiros!
A crise e o bom velhinho
Uma pesquisa já revelou que o acreano – amedrontado com a onda de insegurança – vai passar o Natal em casa, rezando, orando, com a família. A crise também chegou ao bom velhinho. A campanha de Natal dos Correios teve adesão de cartas prorrogada até o dia 16, mais de 600 sonhos precisam de adoção.
Blogodorium
Ou seja, a lama de corrupção que atola o nosso país atinge até os sonhos de nossas crianças, daqueles inocentes que ainda guardam o sapatinho na janela que faz fundos ao quintal. Isso faz a coluna lembrar da linda mensagem do “Diário de Aveiro” – o sonho do Papai Noel – em que “todas as crianças tinham uma família: uma mãe ou um pai ou ambos os pais, todas as crianças tinham um colo à sua espera”.
Ficou só no papel
Vereador Clézio Moreira (PSDB), futuro vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, lembrou na terça-feira (13) ao vereador Fernando Martins (PCdoB) que seu projeto de ouvidoria nos Postos de Saúde nunca saiu do papel e que a falta de médicos e remédios nos postos.
Reclamação é geral
De fato, a reclamação é geral em Postos de Saúde, Hospitais e UPAs, faltam médicos, faltam remédios e a demora para o atendimento chega à casa das dez horas em média para àqueles que não estão em situação de emergência.
Diplomação
Na Câmara Municipal nesta terça-feira (13), corria a boca miúda que o vereador eleito Raimundo Nenê, do PHS, poderá não ser diplomado no dia 19. Ele ultrapassou o limite de gastos e tem pedido de impugnação formalizado pelo Ministério Público Estadual. A coluna não conseguiu falar com a assessoria do vereador.
Furinho
Como essa coluna adiantou, o deputado federal Flaviano Melo quer encerrar sua carreira política no Senado Federal. Com isso, o imbróglio que era do PSDB transferiu-se para o PMDB. Agora, Vagner e Flaviano protagonizam a possibilidade de racha na oposição. Podem, se quiser, perguntar ao Marcio Bittar ou ao Major Rocha como sair desse cenário nebuloso.
Chama a atenção
Impressionante como pessoas, em tese, preparadas e porque não dizer qualificadas ainda caem no famoso ‘golpe do sequestro’, aquele velho truque no qual bandidos ligam informando que algum familiar está sequestrado e pedem alto valor em dinheiro para resgate. A última vítima em Rio Branco foi a mulher do pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac) e professor de psicologia, Enock Pessoa.
Menos mal
Ontem falamos sobre o chamado para reserva remunerada do subtenente Adelmo, que matou o segundo sargento Paulo Andrade, de 44 anos, dentro do Comando-Geral da Polícia Militar do Acre. Pois bem, chega a informação de que ele continua preso no quartel do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Processo
Dois processos seguem contra o subtenente: um de indisciplina e outro um inquérito policial. O primeiro julgará se o ato do subtenente possui todos os elementos que o declare indigno de ser policial, acarretando a sua expulsão da corporação. Já o inquérito policial também investiga o ato para colher informações necessárias para que possam ser proposta a ação penal.
Suspenso
O ato dos militares previsto para esta quarta-feira (14) foi suspenso. O comando assegura que até a próxima sexta-feira (16) o governador Tião Viana documentará a garantia de restituição da etapa alimentação. Se isso não acontecer, na terça-feira (20) uma Assembleia vai decidir os próximos passos do movimento.

Governador Tião VIana /Foto: Reprodução
Sem confiança
O governador Tião Viana perdeu a total confiança da Caserna que não acredita mais na palavra acordada entre o comando e o chefe do Executivo. Para quem chegou ao Palácio com altos índices de popularidade, agora parece ver o barco afundando.
Florestania
A crise moral enfrentada pelo governo é tão grande que nesta semana Tião Viana priorizou agenda com os índios em Tarauacá, longe dos holofotes e em meio à natureza. Vai precisar de muito equilíbrio até o final de seu mandato.
Proibidos
Por falar em índios, em Manoel Urbano eles estão proibidos através de Lei Municipal 11.953 de consumirem bebidas alcoólicas ou qualquer outro produto que contenha álcool. A medida ocorre após inúmeros episódios envolvendo indígenas alcoolizados na região. A Lei foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (13).

Tião Bocalom
Na fita
Bocalom tem dito aos amigos próximos que vai brigar pela vaga de Senado. Em reunião com um analista político bastante conhecido, o democrata não aceitou a ideia de que o melhor caminho é sua candidatura para deputado federal. Bem, isso não é nenhuma novidade, vindo de Bocalom, espera-se até mesmo uma candidatura ao governo. O bom matemático detesta números que lhes são desfavoráveis, adora ouvir um: “vai que dá”.
