O deputado federal Moisés Diniz (PCdoB) foi ao Itamaraty pedir que o governo brasileiro acompanhe a provável construção de uma estrada peruana na fronteira com o Acre.
Um projeto de lei apresentado no Congresso Peruano pelo parlamentar Carlos Tubino Schreiber, propõe a construção de uma estrada entre Inãpari e Puerto Esperanza, de cerca de 270 km.
A estrada correrá paralela à fronteira com o Acre, cruzando o Parque Estadual do Chandless, a área indígena Mamoadate, a Estação Ecológica do Rio Acre e as suas nascentes.
Seguindo a opinião do pesquisador Foster Brown, Moisés Diniz se reuniu no Ministério das Relações Exteriores com o embaixador Tarcísio Costa, diretor do Departamento da América do Sul Setentrional e Meridional, e o secretário Rafael Porto, chefe de Divisão da América Meridional, responsável pelas relações com o Peru.
“Estou confiante na solução dessa questão. É muito preocupante a construção de uma estrada com todo o impacto ambiental que ela irá provocar, atingindo diretamente populações indígenas e nossos rios que são ao mesmo tempo nossas estradas, a fonte de riquezas exploradas pelos ribeirinhos acreanos e até mesmo a água que bebemos nas cidades”, afirmou o deputado acreano.
Moisés Informou que na próxima sexta-feira (16) haverá uma reunião de trabalho no Acre, para organizar um encontro entre os dois países no Alto Acre. “Não queremos interferir na soberania peruana, mas os recursos naturais, incluindo a água, são nossos e a proteção de nossos indígenas é função do Brasil”, concluiu.