A gestão tranquila do deputado Ney Amorin (PT) à frente do Poder Legislativo do Estado lhe rendeu um novo mandato para toda a atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado. A eleição, que regularmente é realizada no retorno dos trabalhos em fevereiro, foi adiantada para esta quarta-feira (14) e realizada no início da tarde.
Os acordos foram costurados de forma tranquila nos bastidores da Aleac, onde mesmo os deputados da oposição se se manifestaram favoravelmente à permanência do atual presidente. Os opositores revelaram ser Ney Amorim um gestor qualificado e tranquilo, capaz de conduzir as negociações e o andamento dos processos legislativos. Para a oposição, não se mexe em time que está indo bem.
A única discordância durante o processo de escolha da nova mesa diretora era por parte do deputado Heitor Júnior (PDT), o qual pleiteava o cargo de secretário-geral da Mesa Diretora, atualmente ocupado pelo deputado Manoel Morais (PSB). Mas o jeito cordato e silencioso de Manoel Morais foi sua principal vantagem para permanecer no cargo.
Por conta de não haver problemas entre os dois lados, oposição e situação, a eleição da mesa diretora aconteceu de forma protocolar e nominal nesta quarta-feira (14) e sem maiores percalços. O fato de ter chapa única favoreceu a paz na votação, mantendo idêntica a atual composição. Apesar de ausente, o deputado Luiz Gonzaga enviou um e-mail apoiando a reeleição de Ney Amorim. A declaração do deputado tucano foi lida pela líder da oposição, Eliane Sinhasique.
Composição da Mesa Diretora para o próximo biênio:
Ney Amorim (PT) – presidente
Éber Machado (PSDC) – primeiro vice-presidente
Raimundinho da Saúde (PTN) – segundo vice-presidente
Chagas Romão (PMDB) – terceiro vice-presidente
Manoel Moraes (PSB) primeiro-secretário
Maria Antônia (PROS)- segundo-secretário
Jesus Sérgio (PDT) – terceiro-secretário
Nicolau Júnior (PP) – quarto-secretário
Jonas Lima (PT) – quinto-secretário