Pimenta: “Jorge sambou o quanto pôde para não assumir o Senado. Medo ou esperteza?”

Jorge Viana : habilidade ou receio?

Quando Jorge ficou ao lado de Renan e procurou a todo custo não assumir a presidência ele estava de fato mostrando habilidade e preocupação com a crise entre os poderes ou era receio de que na presidência sua biografia sofresse danos irreparáveis com a exposição?

Jorge evitou ao máximo virar algo mais ‘querido’ das críticas ao Senado /Foto: Reprodução

Jorge Viana na presidência seria vidraça.

O áudio de Jorge incitando Lula a enfrentar Moro, bem como o início de denúncias envolvendo ele e o irmão Tião em recebimento de dinheiro desviado dos cofres públicos, revelados na Lava Jato, devem ter pesado um pouco na sua convicção de não assumir a presidência do senado, ou não?

Jorge Viana é muito sabido.

A coluna ouviu essa frase de um internauta sobre o senador Jorge Viana e explicou o motivo da afirmação: “como Jorge ia explicar que assinou um documento contra o juiz Sérgio Moro, junto com outros senadores petistas? Ela sabia que assumindo o senado, seria a bola da vez”.  A coluna não tem bola de cristal, mas que Jorge é passado na casca do alho a isso é.

Parlamento

Com todo o clima de insegurança e pressão política, a Assembleia Legislativa do Estado vai distribuir moções de aplauso e honrarias para autoridades na próxima quinta-feira (15). Na contramão do que está pautando as rodas de conversas, deputados já estão em clima de Natal e festas de final de ano.

Diplomação

Sem a decisão final do processo por abuso do poder econômico, o prefeito eleito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, será empossado na próxima quinta, dia 15. A prefeita eleita de Tarauacá, Marilete Vitorino, será diplomada na sexta, dia 16.

Na capital

O prefeito reeleito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), e os 17 vereadores eleitos nas últimas eleições serão diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral durante solenidade no dia 19 dezembro, às 15h, no Teatro Universitário da Ufac.

Posse

O prefeito eleito e diplomado de Senador Guiomard, André Maia (PSD), tomará posse na madrugada do dia 1 de janeiro. Em seguida será realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara e em ato contínuo, André – que não quer perder tempo – empossa seus secretários.

Tomou Doril

Ainda não está confirmado pelo cerimonial se o prefeito James Gomes participará da solenidade de posse de André Maia. Aliás, ninguém acha mais o prefeito pela cidade de Senador Guiomard. A reclamação é geral de fornecedores que esperam ficar pelo menos na lista dos restos a pagar na terra do amendoim.

Cachimbo da paz

O deputado federal Major Rocha e o prefeito Mazinho Serafim acabaram com as arestas que existiam no relacionamento deles. Rocha garantiu ajudar o município de Sena Madureira com recursos de suas emendas individuais, mostrando para o prefeito eleito que tem um carinho especial pela capital do Iaco.

No trecho

Reunião durante na terça-feira (12) definiu os trechos críticos que devem ser priorizados pelo DNIT através da empresas que venceram as licitações e darão manutenção na BR-364. O supervisor, Thiago Caetano, será um dos homenageados pelos deputados estaduais pelos serviços prestados na manutenção da BR-317.

Luz no fim do túnel

A eleição da desembargadora Denise Bonfim representou uma luz no fim do túnel para o sindicato dos servidores do Poder Judiciário. Eles acreditam que agora as negociações avançam. Não foi por acaso que os servidores soltaram fogos após o resultado das eleições no Pleno.

Esqueceram de avisar

Alguém esqueceu de avisar a desembargadora Cezarinete Angelim que o Palácio da Justiça no centro não tem acesso a cadeirantes. Foi nesse local que a presidente do Tribunal lançou uma campanha de acessibilidade. Pegou mal.

Previdência

Em uma reunião marcada por protestos e obstruções, a oposição conseguiu impedir que fosse lido na terça-feira (12) o parecer do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) pela constitucionalidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, que trata da reforma da Previdência, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Agenda

Os deputados questionavam a pressa em votar a admissibilidade da PEC ainda este ano. A intenção do governo era realizar a leitura do parecer nesta segunda-feira para poder discutir e votar a admissibilidade do texto na quarta-feira (14).

Prepare o bolso

A partir de março do ano que vem, as companhias aéreas não terão mais que oferecer obrigatoriamente uma franquia de bagagens aos passageiros. Isso significa que os viajantes poderão escolher, na hora de comprar a passagem, se vão despachar ou não as bagagens. Para quem optar pelo serviço, poderá haver cobrança pelo volume despachado. A medida valerá para passagens compradas a partir de 14 de março de 2017.

Benefícios?

Atualmente, a franquia de bagagens é de um volume de 23 quilos nos voos domésticos e de dois volumes de 32 quilos nos internacionais. As novas regras para o transporte aéreo de passageiros estão em consulta pública desde março e deverão ser aprovadas pela diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta quarta-feira (13). Para a agência, a liberalização das franquias deve trazer benefícios aos passageiros.

Lei do farol

O diretor do Denatran, Elmer Coelho Vicenzi, esclareceu que a Lei do Farol Baixo, que obriga os motoristas a ligarem os faróis em rodovias mesmo durante o dia, está em análise pelo Poder Judiciário, após contestações. “A interpretação mais recente de uma liminar é que se não houver dúvida para o motorista de que ele está em uma rodovia, ele deve ligar o farol. Essa determinação aumenta a visibilidade do veículo e com isso possibilita um tempo maior de reação para os demais.”

Eleição

Roberta de Paula Caminha é quem vai dirigir a Defensoria Pública do Estado a partir de janeiro. A escolha foi feita pelo governador Tião Viana na manhã desta segunda-feira (12). Ele optou pelo nome mais votado da lista tríplice, oriunda do processo de eleição realizado no dia 24 de novembro deste ano.

Pressão

Chega à coluna informação de que a Ponte Metálica poderá ser fechada nesta terça-feira (13) durante protestos de oficiais e militares da reserva em Rio Branco. O imbróglio ainda é por conta do corte da etapa alimentação da tropa e também de bombeiros e policiais civis.

Pode isso, Carioca?

O ex-senador Aníbal Diniz apareceu em público falando sobre as novas instalações da Anatel no Acre. Fora de foco por muito tempo, a aparição de Aníbal revela sistematicamente uma traição ao PT, uma vez que, ao contrário do que chegou a divulgar, não deixou o cargo que exerce no Ministério das Comunicações. A permanência no cargo de conselheiro é por mandato, mas Aníbal poderia ter renunciado.

Sem tocar no assunto de fidelidade, Aníbal apareceu sorrindo ao lado do governador Tião Viana e do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros. Ele veio para inaugurar o novo escritório da Anatel em Rio Branco, junto ao prédio da Receita Federal.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost