Sem dívidas
Assessores mais próximos ao prefeito Mano Rufino (PSB) garantem que ele não irá deixar dívidas de contratos provisórios para a próxima gestão. “Os efetivos também irão receber o mês de dezembro e o décimo terceiro, assim o novo prefeito receberá uma prefeitura adimplente”, asseguram.
Redução de gastos
Mano Rufino herdou uma prefeitura com mais de 50 milhões de dívidas, com ruas esburacadas e a autoestima da população a quase zero. Ele conseguiu reduzir uma folha de pagamento que estava em 86%, quando ele assumiu o mandato, para 65%. Não chegou ao limite desejado, mas ajudou bastante para reduzir gastos.
Prefeito eleito de Sena Madureira, Mazinho Serafim /Foto: Assessoria
Cortando na carne
O novo prefeito Mazinho Serafim (PMDB), assume no dia primeiro de janeiro cortando muitas coisas, inclusive o próprio salário e de assessores, por três meses. Ele pretende fazer uma economia de 600 mil reais. Mazinho, que é passado na casca do alho, no que se refere a gestão, sabe que terá que cortar muitas vezes na própria carne para equilibrar o orçamento.
Se virando nos trinta
Serafim começa sua gestão com um bom time de assessores. Maioria são pessoas capacitadas e com muita vontade de ajudar o município. Em Brasília conta com apoio do Governo Federal, de dois senadores e dois deputados federais para ajudar na captação de recursos. Como ele é habilidoso, deverá conseguir ajuda também dos parlamentares de outros partidos.
Ele vai conseguir?
Não está sendo fácil a tarefa de aparar arestas entre membros da oposição nos municípios do interior o Acre, mas o tucano Marcio Bittar voltou de uma viagem de mais de 20 dias bastante animado. A oposição se esfacelou em alguns municípios e agora terá que ser reconstruída dentro de um projeto de unidade e respeito entre seus líderes. Tem lugar por ai que onde coisa ficou bem trincada.
Insatisfação
O certo é que as lideranças que moram no interior precisam de mais atenção de seus líderes. Muitos só lembram de visita-las quando precisam de votos. Tem muita gente insatisfeita.
Em alta
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, fecha sua administração em alta. Ele inaugurou muitas obras e deverá entregar outras até o fim do ano. A avenida que duplicou na entrada da cidade está bonita e vem sendo elogiada até por adversários.
André Hassem /Foto: Reprodução
Rumo a Aleac
Com a família grande e respeitada no Alto Acre, e com um bom capital político que adquiriu durante esses quatro anos de mandato, André Hassem é um nome forte para disputar uma vaga de deputado estadual nas próximas eleições.
Charlene Lima
Empresária Charlene Lima não tira o olho de seus negócios, mas também não deixa de fazer política por onde passa. Ela deverá escolher um partido para se filiar até o fim do ano. Depois pretende decidir qual cargo irá disputar em 2018. O nome dela já foi lembrado até para ser vice de Gladson Cameli (PP).
Segurança zero
O governador Tião Viana mandou um duro recado para os militares da reserva, bombeiros e policiais civis: cortará a etapa de alimentação, uma redução na renda dos políciais em pelo menos R$ 850 a partir do mês de dezembro. A caserna se reúne nesta segunda, foi convocada para aceitar o pedido de economia. Não é demais lembrar que alguns desses militares foram convocados pelo estado para o combate ao clima de insegurança recentemente.
Impacto no contracheque
As associações militares já informaram que para alguns militares aposentados a redução de R$ 850 no salário representará a miséria para muitas famílias. É que muitos deles têm empréstimos consignados em conta, o salário será reduzido praticamente a zero.
Recado do Palácio
Tião Viana esteve semana passada fazendo a troca de comando do Corpo de Bombeiros e não falou nada sobre os cortes. A notícia, ou seja, o recado, foi dado para os comandos de caserna, que têm a triste missão de convencer os militares nesta manhã a aceitarem o fim do benefício até que o estado se recupere economicamente.
Desprezo à tropa
Abrahão Púpio, diretor da Aprabmac, fez uma comparação da ação do Estado com os militares – que são considerados uma categoria especial de servidores públicos – e com os 11 mil servidores ameaçados de demissão. Segundo o sindicalista, caso o governo quisesse aplicar a súmula vinculante, “teria primeiro que utilizar o instrumento processual adequado para que o STF sanasse a omissão quanto a aplicação aos militares” disse o diretor.
Enquanto isso…
Jovens estão tendo a vida ceifada precocemente na luta pelas facções. Vídeos com esquatejamento de supostos integrantes das facções foram enviadas pelas redes sociais, um toque de terror e o aviso de que “a matança voltou”.
À revelia
Toda essa movimentação do crime organizado no Acre parece acontecer à revelia do comando de segurança pública, que, aliás, segue sem apresentar nenhum plano de combate a essa violência que atinge toda sociedade acreana. Cinco foram executados neste fim de semana.
Protestantes tomaram pátio do congresso /Foto: Reprodução
Movimento das ruas
O movimento de combate à corrupção foi pacífico e conseguiu em todo o país mandar seu recado aos políticos brasileiros. A batata quente está com os Senadores. Renam Calheiros (PMDB-AL) até agora não emitiu nenhuma nota de como o colegiado deve se comportar diante da proposta vinda da Câmara dos Deputados.
Na Câmara Municipal
Os vereadores ainda não acenaram com a possibilidade de aumento do próprio salário e do prefeito reeleito Marcus Alexandre. Com o fim da aprovação de projetos como a Lei Orgânica e Plano Diretor, essa é a pauta que vai restar antes do recesso.
Agenda positiva
Com o tema ‘Direitos Territoriais e Transgressões na tríplice fronteira: Contribuições do Programa de Extensão da Geografia’, ocorre a mesa redonda no dia 7 de dezembro, na sala ambiente da Engenharia Elétrica da Ufac, a partir das 8h. A entrada é franca.
Debate
A mesa redonda contará com a presença de Dercy Teles, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, de Kennedy Araújo Apurinã, da Secretaria de Educação Escolar Indígena de Pauini, no Amazonas, Marta Milena Aguiar, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manoel Urbano, Elder Andrade de Paula, do Programa de Extensão da Ufac, sob a coordenação de Maria de Jesus Morais.
Fronteira
O debate mais conhecido como mesa redonda será uma espécie de encerramento do Programa de Extensão Centro de Referência em Direitos Humanos e Territoriais na Fronteira do Acre e Rondônia, Pando, Beni (Bolívia), Madre de Dios e Ucayali (Peru), em execução desde o ano de 2015.
Macabro
Por falar em fronteira, o clima segue macabro para a região, depois do avião que caiu e matou toda tripulação chapecoense e jornalistas, o empresário e esportista Weimar Becerra Ferreira, de 56 anos, natural da cidade de Cobija, que faz fronteira com o Acre, sofreu um acidente enquanto praticava um de seus esportes favoritos, o paraquedismo, na manhã do último sábado.
Natal chegou
As doações para o Brechó de Natal, evento realizado pelo Acre Solidário e amigas, encerram nesta segunda-feira (5). Quem quiser doar pode efetuar a entrega na Cades, Avenida Getúlio Vargas, n° 595. Informações: (68) 3223-2304. A lista de produtos contempla roupas, calçados, acessórios, livros, CDs, móveis, objetos de decoração e outras.
Doadores
Empresas como RC Enxovais, K&K Bijoux, Bijoux da Chica, Santa Lola, Salão da Rafisa, Patricinha, Dona Chica, Maria Brasil, Nonata Asfury, Casa da Sogra, Nadja Noivas e Supermercados Araújo, além da Igreja Assembleia de Deus, órgãos do Governo e voluntários participam da campanha com suas doações.
Agenda
A sexta edição do Brechó de Natal será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro, em frente à Polícia Militar, das 10 às 20 horas.

