Ícone do site ContilNet Notícias

Promotor por um dia: alunos da Escola Elias Mansour recebem premiação no Ministério Público

Por REDAÇÃO CONTILNET

Na manhã desta quinta-feira (22), alunos da Escola Estadual Elias Mansour, situada no bairro Taquari, estiveram no Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) para receber a premiação relativa ao concurso de redação do projeto ‘Promotor por um Dia’. Criado em 2011, o projeto tem como finalidade contribuir para que os estudantes tenham conhecimento sobre a instituição, suas atribuições, além de conscientizá-los sobre seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

Os três alunos vencedores, acompanhados da diretora da escola e da professora, foram recebidos pelo procurador-geral de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque. Também estiveram presentes na cerimônia de premiação o secretário-geral do MPAC, Celso Jerônimo; o procurador-geral adjunto administrativo e institucional, Carlos Maia; os promotores de Justiça Rodrigo Curti e Leandro Portela; e a diretora de Comunicação do MPAC, Socorro Camelo.

“Quando nós lemos as redações escritas por esses alunos, ficamos esperançosos e vemos uma luz se abrindo no horizonte. Porque vemos que são crianças que já estão se fazendo cidadãos, já têm a consciência de cidadãos”, ressaltou o procurador-geral de Justiça.

“Mais à frente, daqui a algumas décadas, quem sabe não estarei aqui no Ministério Público participando de um momento como esse, mas em que vocês é que estarão premiando as crianças do futuro”, contou ele, se dirigindo aos vencedores.

Os alunos classificados com as melhores redações foram Mardisso Cleiton Almeida Lima Oliveira, que conquistou o 1º lugar; Geilson de Souza Lima, que ficou na 2ª colocação; e Grasiely Santos da Silva, em 3º lugar. Como premiação, cada um recebeu uma medalha do MPAC, um certificado e uma quantia em dinheiro. O 1º colocado recebeu ainda um tablet. A fisioterapeuta Indara Catão também contribuiu doando brinquedos e material escolar para os vencedores.

Experiência aponta caminhos

“Vou levar um ensinamento que o procurador-geral nos passou, que através do estudo sempre podemos ir mais longe na vida”, contou Mardisso Oliveira, que espera seguir a carreira de advogado no futuro. Geilson Lima e Grasiely Silva também revelaram que pretendem seguir uma carreira jurídica, como promotores de Justiça.

A professora Socorro Dantas, que acompanhou os alunos, destacou que o projeto foi um divisor de águas, promovendo uma reflexão na turma. “Quando eles foram convidados para participar do projeto, não conheciam a função do MP. E o mais impactante para eles foi a visita no instituto socioeducativo, pois eles puderam ver a situação dos adolescentes que lá estão e comentaram em sala de aula que não queriam seguir por aquele caminho”, relatou.

Diretora da escola, Euzenir da Costa também elogiou a projeto. “Foi muito gratificante participar dessa experiência, que só veio para abrilhantar nossas crianças, tão carentes de tudo. Espero que outra turma da nossa escola sejaselecionada no futuro”, disse.

Promoção da cidadania

Na última edição do projeto, participaram 18 alunos da Escola Elias Mansour. Os estudantes foram ciceroneados pelo promotor de Justiça de defesa da Infância e Juventude, Francisco Maia Guedes, que após ministrar uma palestra apresentando o MPAC, conduziu os alunos a uma visita na unidade de internação provisória Santa Juliana, do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE/AC). Depois da visita, os estudantes foram recebidos pelo procurador-geral de Justiça, na sede do MPAC.

O ‘Promotor por um dia’ é um projeto criado em 2011 e voltado para as escolas situadas em bairros carentes. O projeto pretende estabelecer uma nova forma de relação entre o MPAC e a classe estudantil. Com o ‘Promotor por um dia’, a instituição quer facilitar o acesso dos alunos a noções e conceitos de cidadania, por meio do conhecimento da missão do MPAC em defesa dos direitos sociais. O projeto pretende ser um elo para que os jovens reconheçam que o crime não compensa e que quem transgride recebe, sim, punição.

O vencedor recebe prêmio e também acompanha um promotor de Justiça por um dia, inclusive em audiências e júri/Foto: Reprodução

Por meio do ‘Promotor por um dia’, estudantes de escolas públicas acompanham de perto o dia a dia da instituição e a rotina de seus membros, fazem uma visita às instalações, participam de atividades e palestras sobre cidadania e, depois, são desafiados a escrever uma redação sobre o que viram e aprenderam. O vencedor recebe prêmio e também acompanha um promotor de Justiça por um dia, inclusive em audiências e júri.

Sair da versão mobile