Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) esteve na manhã desta quinta-feira (1°) reunido com os servidores da saúde municipal na cidade de Senador Guiomard. A grande questão no município está em incluir os agentes de endemias no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Por conta disso, os representantes do Sintesac estiverem reunidos com a secretária de saúde do município, tendo como pauta a inclusão no plano de carreira.
As informações preliminares dão conta de que o concurso realizado pela prefeitura para as vagas de agentes de endemias e microscopistas não tinha estes cargos descritos no PCCR dos servidores em Saúde do município. Por conta disso, o prefeito não estaria querendo incluir esses servidores na negociação.
“Estamos lutando para incluir os agentes de endemias no PCCR”, destacou o presidente/Foto: Reprodução
O presidente da comissão provisória do Sintesac, João Batista Ferreira dos Santos, relatou que o sindicato está lutando para resolver a questão e incluir esses servidor no PCCR, para poderem ter os mesmos benefícios dos demais trabalhadores em Saúde de Senador Guiomard.
“Estamos lutando para incluir os agentes de endemias no PCCR, pois o prefeito fez um concurso sem ter essa caracterização. Por conta disso, estão sem receber o piso nacional da categoria. O Sintesac está lutando para incluir os 10 agentes de endemia e os três microscopistas e resolver a questão”, destacou.
Segundo João Batista, com a inclusão desses servidores no plano de cargos eles passariam a ser pagos com base no piso nacional, recebendo outras vantagens como o adicional de titulação e a insalubridade. “É preciso destacar que o piso nacional é de R$ 1.014 e não apenas o salário mínimo que estão recebendo”, afirmou o sindicalista.
