Sobre as mulheres advogadas e a Lei Júlia Matos

academiaegravidez22-11-2013 3As profundas mudanças na sociedade clamam pelo espírito sensível do aplicador do Direito. Na falta dessa sensibilidade surge a necessidade de legislar notadamente quando se trata de disciplinar a igualdade de gênero com fins de atender os direitos das chamadas minorias. E, apesar do sexo feminino não ser uma minoria, os direitos das mulheres são postergados.

As mulheres advogadas que lidam com leis, processos e Tribunais diuturnamente, a elas também seus direitos são privados e com tamanha intensidade que as tornam enfrentadoras vorazes desses direitos. A advogada Daniela Teixeira, do Distrito Federal (DF), hoje vice-presidente da OAB/DF, há muito percebia o desencontro da sensibilidade com suas necessidades da gravidez, pois quando se encontrava gestante de sua filha Júlia, em 2013, solicitou preferência para realizar a sustentação oral em um Tribunal onde militava, mas que lhe foi negada. Além disso, pasmem, nenhum dos homens da “seleta plateia” saiu em seu favor. O fato da negativa lhe causou tamanho dissabor que sua filha nasceu prematura, com apenas 29 semanas de gravidez.

A partir daí ela encabeçou uma luta em prol das advogadas grávidas e lactantes. Dessa luta resultou na Lei 13363/2016, que alterou o Novo Código de Processo Civil e o Estatuto da Advocacia, beneficiando, ou melhor, fazendo justiça às mulheres advogadas em suas prerrogativas. Cabe destacar que, como elas não pretendem ser o ‘sexo frágil’, mas que somente seja observada a peculiaridade de ser mulher e as necessidades naturais da gravidez, com direitos iguais, o benefício se estende ao homem que ao ser pai necessite de um tempo para permanecer próximo ao filho, seja biológico ou adotado.

Isso porque a lei visa proteger a criança que necessita da mãe desde o ventre e dos cuidados especiais após o parto, mesmo que a concepção seja natural ou adotiva.Além disso, o direito de ficar ao lado do filho nos primeiros dias conferido às advogadas empregadas, agora se estende também às advogadas autônomas, tendo em vista que poderão se ausentar do escritório profissional sem ter que se preocupar com os prazos processuais que têm a possibilidade de suspensão, quando o processo for patrocinado somente por uma advogada. O mesmo se estende ao pai.

As mulheres comemoram este avanço, eis que na semana em que a lei foi sancionada, coincidiu com a II Conferência Nacional da Mulher Advogada em Belo Horizonte, o maior encontro, porque não dizer mundial, de advogadas, realizado pelo Conselho Federal da OAB. Mesmo assim, um tribunal do país, concitado a implementar as prerrogativas das mulheres advogadas grávidas, respondeu a uma das Comissões Nacionais da Mulher Advogada que o pedido de suspensão de prazos às mulheres gestantes não poderia ser apreciado por implicar em alteração do Regimento Interno.

Logo se percebeu que naquele tribunal ingressaram poucas mulheres e por isso eles se tornaram indiferentes à causa. Mas não importa, como dito, onde não há sensibilidade a coerção legal vem para fazer justiça. Mulheres, vamos brindar a vitória!

Socorro Rodrigues é advogada e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-Acre

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Sobre as mulheres advogadas e a Lei Júlia Matos