Ícone do site ContilNet Notícias

Abandono, denúncias e esperança: creche Menino Jesus reabrirá as portas em março, afirma prefeitura

Por ALAMARA BARROS, DA CONTILNET

A Creche Municipal Menino Jesus, localizada no centro de Rio Branco, está fechada para reforma desde 2014 e funcionando provisoriamente em uma residência na Rua Major Ladislau Ferreira, local não atende as especificações arquitetônicas inerentes às unidades de Ensino Infantil, de acordo com alguns pais.

Com isso, Wildy Saady, pai de um aluno do Pré II, fez a denúncia e entrou com uma ação junto ao Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) com um abaixo-assinado dos demais pais, relatando a falta mínima de infraestrutura do local, que consequentemente estaria prejudicando o aprendizado das crianças, sem contar as vagas perdidas, já que o local tem capacidade para atender um número bem inferior que o prédio anterior.

“Eu fiz isso não somente pelo meu filho, mas também por todas as crianças que estão sendo prejudicadas e os pais abraçaram a causa. Essa residência onde funciona a creche hoje não tem a mínima condição de ser uma unidade de ensino, poucas salas, com tamanhos inadequados, o local não tem um espaço adequado para recreação, o sistema de refrigeração das salas é péssimo, sem contar que uma Instituição atendia mais de 700 alunos, mas hoje tem apenas um pouco mais de 100, ou seja, mais de 500 vagas perdidas, isso é um absurdo”, desabafou Saady.

Ainda de acordo com Saady, desde 2014, quando o prédio fechou para reforma, o local ficou em total abandono, iniciando as obras somente em 2016, quase dois anos depois. “A creche fechou para reforma e até então nenhuma obra havia sido iniciada, com isso o local ficou em total abandono, virou boca de fumo e abrigo para moradores de rua. Sendo que aquele prédio, além de ser uma unidade de ensino, é também patrimônio histórico e não pode se acabar assim, muitos alunos ficaram prejudicados”.

Local provisório onde funciona a “Menino Jesus” /Foto: ContilNet

Final feliz

De acordo com a assessoria da prefeitura Municipal de Rio Branco, as obras da Creche Menino Jesus, que iniciaram no ano passado, já estão em fase final e serão concluídas no fim de fevereiro. A previsão é que as crianças que se inscreverem na instituição já possam retornar às aulas a partir do dia 6 de março.

O prefeito Marcus Alexandre assegurou reconhecer todo valor histórico da instituição, e criará inclusive um local chamado “Sala da Memória”, onde um acervo contará os anos de história da instituição.

 

Sair da versão mobile