Ícone do site ContilNet Notícias

Cerca de 53 acreanos participarão da Bienal da UNE, maior festival estudantil da América Latina

Por TON LINDOSO, DA CONTILNET

Cerca de 53 acreanos participarão da 10ª edição da Bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes), que será realizado de 29 de janeiro a 1° de fevereiro, no Dragão do Mar, em Fortaleza (CE). O evento, considerado o maior festival estudantil da América Latina, reúne milhares de jovens e quer celebrar os seus quase 20 anos de existência com uma “verdadeira ocupação cultural da capital do Ceará, Fortaleza”, como vem sendo noticiado em veículos e comunicação.

Além de estudantes, representantes de movimentos estudantis também devem embarcar na caravana/Foto: reprodução

A expectativa é de que cerca de 10 mil estudantes de todo o país participem da Bienal. No Acre, o passe desses estudantes foi garantido graças ao esforço da UNE da região, já que as instituições de ensino superior no Estado estão em situação de corte de gastos. Além de estudantes, representantes de movimentos estudantis no Estado também devem embarcar na caravana.

O presidente regional da UNE, Jeffrey Caetano, comemora a conquista. Mesmo com um número longe dos 104 acreanos que participaram da última Bienal, que ocorreu no Rio de Janeiro, ele afirma à reportagem da ContilNet Notícias que o Estado está bem representado.

“Ainda que com uma delegação pequena, estamos bem representados e posso afirmar que estamos levando trabalhos qualificados para essa edição da Bienal da UNE. Trabalhos esses que já estão em evidência. Temos um, por exemplo, que chamou a atenção até da Academia Brasileira de Letras”.

Jeffrey se refere a obra: “Acre, Meu Exilio”, de Remilson Queiroz Júlio, estudante da Universidade Federal do Acre (Ufac). O trabalho fala, sobretudo, das revoltas que o povo acreano passou para se integrar ao território brasileiro. “Sou da terra de guerreiros, Que lutaram e morreram, Para que hoje eu possa, Ser chamado de brasileiro (…)”.

Outros 2 estudantes da Ufac também apresentarão trabalhos no festival: Felipe Gomes Zanon e Rita de Cássia Gomes Lopes. Além deles, Heric Pinheiro, estudante da União Educacional do Norte (Uninorte), também terá seu trabalho exposto para os milhares de estudantes que devem participar da Bienal. (Com informações da assessoria)

Sair da versão mobile